Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Juventude rural catarinense discute acesso à terra
WhatsApp

31 de Março de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

Discutir o protagonismo da juventude e sua participação nos espaços de decisão e o acesso à terra pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a que haja continuidade na agricultura familiar com a sucessão rural e a permanência do jovem no campo. Estes foram os objetivos que fizeram parte do II Congresso Estadual da Juventude Rural, que acontece nesta terça (31) e quarta (4), em Florianópolis/SC.

“A qualidade e eficiência das políticas públicas para a agricultura familiar dependem da boa participação e de contribuições da juventude rural, objetivo que alcançamos por meio de eventos como o esse”, destacou o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida.

Para o jovem beneficiário do PNCF, Wanderlei Genaro, o Congresso é a oportunidade para que mais jovens como ele conheçam todas as políticas públicas que podem contribuir para o protagonismo do jovem rural e para consolidação da agricultura familiar.

Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), o evento reúne cerca de 200 jovens, de 17 microrregiões do Estado, que nesses dois dias vão debater as ações e politicas existentes para a juventude rural, elaborando propostas e estratégias para a melhoria da qualidade de vida do jovem agricultor. O Congresso será também um espaço para apresentação de boas experiências e de integração da juventude catarinense.

Segundo o coordenador de juventude da Fetaesc, Adriano Gelleuchter, o Congresso visa fortalecer a organização de jovens, preparando-os para discutir e se apropriar das oportunidades que surgem para o meio rural. "Queremos jovens mais bem informados, participativos e capazes de propor políticas públicas que garantam qualidade de vida e continuidade para o (a) jovem no campo", afirmou Adriano Gelleuchter.

Para a secretária de juventude da Contag, Mazé Moraes, esse será um ano especial para juventude rural. "Teremos em abril o Festival Nacional da Juventude Rural, que vai reunir em Brasília cinco mil jovens para que, num amplo debate, possamos discutir políticas de acesso à terra, de educação e de desenvolvimento. Nosso objetivo é incentivar o protagonismo da juventude para que promovam o desenvolvimento em suas regiões", explicou Mazé.

A abertura do evento contou ainda com a participação do delegado federal do MDA, Jurandi Gugel, do presidente da Fetaesc, Walter Dresch, assessores e lideranças de juventude da federação.

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo. Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), o PNCF já beneficiou mais de 136 mil famílias em 21 estados.

Nossa Primeira Terra Com juros de 2% ao ano e um prazo de até 35 anos para pagar a terra, a linha Nossa Primeira Terra (PNT) do PNCF é hoje uma importante alternativa de acesso à terra para juventude rural. É destinada a jovens, com idade entre 18 e 29 anos, filhos deagricultores familiares e/ou provenientes de escolas agrotécnicas e centro familiares de formação por alternância, que queiram viabilizar o próprio projeto de vida no meio rural.

Serviço: II Congresso estadual da Juventude Rural de Santa Catarina Data: 31/3 e 01/04, das 9h ás 17h. Local: Hotel Morro das Pedras, na rua Manoel Vieira, 550, Praia do Morro das Pedras, Florianópolis (SC)

FONTE: Assessoria de Comunicação Ministério do Desenvolvimento Agrário



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico