Nos dias 7, 8 e 9 de setembro a cidade de Outicuri, no interior de Pernambuco, foi sede do primeiro Festival da Juventude do Pólo Sindical de Araripe. O objetivo do Festival foi fazer com que a juventude rural se mobilize e acesse as políticas públicas do governo que já existem, sempre pensando em estratégias para implementar mais incentivos aos jovens. Cerca de 250 rurais participaram do evento.
"Tanto o estado de Pernambuco, como o governo federal, estão em débito com políticas para lazer, educação, esporte e cultura para a juventude rural. A categoria quer se articular com os governos", disse Cícera Nunes, coordenadora de Jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape). Para viabilizar o evento, a federação fez parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, com o sindicato do Pólo de Araripe e com o Projeto Dom Helder Câmara.
Apesar de terem acesso recorde ao Programa Jovem Saber, a juventude de Pernambuco ainda não tem acesso a políticas sociais como o Pronaf Jovem, a Primeira Terra e o Consórcio Social. "O Festival da Juventude discutiu esses temas, e serviu para os jovens se mobilizarem para garantir acesso a esses programas", explicou Cícera .
Para a coordenadora de Jovens, a juventude rural precisa se unir aos sindicatos para poder acessar as políticas públicas. "O sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais é um apoio a nossa classe. A juventude rural tem dificuldade em ter acesso a essas políticas estando longe do sindicato". O primeiro Festival da Juventude do Pólo Sindical de Araripe envolveu 11 sindicatos de Pernambuco.