A FETAG-PI, através da secretária de Juventude, Maria das Dôres e da secretária de Formação e Organização Sindical em exercício, Maria Barros, realizou neste sábado (10), através de uma parceria com a Universidade Federal do Piauí-UFPI, na pessoa do professor Dr. Josenildo Sousa, a construção do Primeiro Quintal Agroecológico no Cesir da Federação.
Esta é uma ação resultante do projeto Semente dos Saberes Agroecológicos, uma pesquisa ação que se destina a emancipação de jovens rurais em vários municípios dos Territórios dos Cocais e Território da Planície Litorânea do Piauí. Vale destacar também, que esse fato é uma resposta a uma chamada pública, através do MDA, que há tempos vinha sendo reivindicada pelo MSTTR, por meio de mobilizações de massa, como o Grito da Terra, Festival da Juventude e Marcha das Margaridas.
Mas afinal, o que é um Quintal Agroecológico? É um sistema que integra os saberes, produz alimentos de base ecológica, aproveita resíduos e sobras de uma atividade para outra, reduz custos de produção, interage a produção animal com a vegetal, além de, todas as etapas de desenvolvimento atenderem aos processos socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente adequados.
A construção do Quintal Agroecológico da Fetag-Pi está sendo executada em 3 módulos, que se dão desde a teoria até a prática, na construção de 2 canteiros econômicos, 3 tanques de Piscicultura, Pomar de Fruteiras e bolos de noivas (cultivo de plantas medicinais em pneus reutilizados), exemplos do que está sendo construído no Cesir.
A previsão para o fim das obras é quarta-feira (14), porém, os jovens ficaram com a missão de cuidar desse Sistema de Integração de Produção de Alimentos sempre que necessário, tendo em vista, que os dois últimos módulos se realizarão de fato, nos meses de fevereiro e março de 2017.
Ao todo, 22 jovens de diversos municípios do Piauí vieram participar da Oficina de Construção do Quintal Agroecológico. Além destes, assessores da Federação, Funcionários do Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir) e uma equipe de alunos do Professor Josenildo Sousa, do Campus da UFPI de Parnaíba, também estiveram presentes.
De acordo com a secretária de Jovens, Maria das Dôres, a Instalação do Quintal Agroecológico é para FETAG-PI, um sonho realizado, por entender, que esta é uma forma de valorizar e fortalecer a agricultura familiar, bem como, aprofundar o debate sobre a sucessão rural, com o Protagonismo da Juventude Rural referendada neste projeto.
"Ações como estas servem para que o jovem se empodere, seja protagonista de sua própria história e se emancipe através do suor de seu trabalho, para que possa gerar alimento tanto para o consumo próprio, quanto emprego e renda para toda a família", ressaltou o professor Josenildo Sousa. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Roana Wrsula