Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUSTIÇA TORNA ROTULAGEM DE TRAN
Justiça torna rotulagem de transgênicos mais rigorosa
WhatsApp

13 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
justiça torna rotulagem de tran

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Ministério Público Federal (MPF) ganharam mais um round na discussão sobre rotulagem de transgênicos no país. Os órgãos obtiveram sentença favorável da Justiça para a ação civil pública movida contra a União, exigindo que qualquer traço de transgenia em um alimento esteja identificado na embalagem. Até então, a exigência valia só para produtos que ultrapassassem 1% de transgenia. A União deverá recorrer da decisão.

A juíza Isa Tania Cantão Barão Pessoa da Costa, titular da 13ª Vara Cível do Distrito Federal, declarou a ilegalidade do artigo II do decreto 4.680, de 22 de março de 2003, que condiciona o percentual mínimo de 1% ao rótulo.

"A decisão foi baseada no fato de o artigo ferir o Código de Defesa do Consumidor, que prevê acesso irrestrito à informações referentes ao conteúdo, ingredientes e qualidade do produto", diz Paulo Pacini, coordenador de ações judiciais do Idec. "A decisão proíbe a União a autorizar a comercialização de produtos transgênicos sem a devida rotulagem". Ou seja, a rotulagem foi tornada obrigatória para qualquer alimento com transgênicos na sua composição. Isso é possível porque o decreto prevê a rastreabilidade da cadeia produtiva.

A disputa em torno do percentual de transgenia aceitável remonta a 2001, quando Idec e MPF entraram com a ação na Justiça. Nesta época, a exigência para rótulos valia apenas para alimentos com 4% de transgenia na sua composição. Em 2003, o presidente Lula publicou o decreto 4.680, que tornava obrigatória a identificação da presença de transgênicos em alimentos com no mínimo 1% desse traço na sua composição.

Ainda assim, o Idec manteve a ação. "Com o percentual de 1% só é possível detectar a presença de transgênicos em proteínas, presente em alimentos sólidos", diz Marilena Lazzarini, coordenadora-executiva do instituto. "Se o óleo de soja tem transgênico, por exemplo, o consumidor fica sem saber".

O Idec não sabe informar quanto dos produtos industrializados tem transgênicos na sua composição. "Vamos começar a fazer testes neste sentido", diz Marilena. Segundo ela, o Ministério da Justiça tem pesquisas recentes nesse âmbito. Procurado, o ministério não respondeu aos pedidos de informação do Valor.

Atualmente, os alimentos que possuam mais de 1% de transgenia na sua composição já precisam identificar esse aspecto com um selo amarelo, com a letra "T". "Mas se a fiscalização sobre a transgenia do produto não for feita adequadamente no campo, primeira etapa da indústria alimentícia, a fiscalização do produto fica comprometida", diz a coordenadora-executiva do Idec.

"Esse tipo de informação é importante porque, pela Lei de Biossegurança, criada em 1995, era preciso criar uma norma para avaliar os riscos à saúde do consumidor, algo que até hoje não foi feito", afirma a coordenadora do Idec. "O cidadão tem o direito de saber se está consumindo produtos com algum traço de transgenia, mesmo que seja mínimo".

A decisão da juíza, de 24 de outubro, foi publicada no último dia 7 no Diário Oficial da União. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico