Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUSTIÇA TIRA PM DAS RUAS PARA M
Justiça tira PM das ruas para manter posse de propriedade rural em MT
WhatsApp

23 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
justiça tira pm das ruas para m

Maurílio Trindade Aun

de Colniza

Com dezenas de problemas fundiários e considerada uma das cidades mais violentas de Mato Grosso - pelo menos nas estatísticas - a cidade de Colniza assiste a um fato no mínimo estranho: a presença permanente de um grupo de policiais militares na Fazenda Magali, recentemente alvo de ação de reintegração de posse, com a expulsão de aproximadamente 200 pessoas. A presença da PM no local faz parte da decisão judicial, que determinou a manutenção de posse da fazenda por 70 dias. Cada policial recebe uma diária de R$ 60,00 para garantir o cumprimento da decisão judicial.

Na última segunda-feira, três defensores públicos federais Glauber da Silva, Cleide Nascimento e Lidiane Marques estiveram em Colniza para acompanhar o processo. Eles estiveram no Fórum, mas não conseguiram acesso ao processo. O juiz Roger Augusto Bim Donega orientou-os para que fizessem um requerimento, pedindo vista do processo com designação - o que causou constrangimento, já que o processo não está correndo em segredo de Justiça; e nem tem motivos para tal. O magistrado não quis se manifestar sobre o assunto.

Líderes ruralistas afirmam que os proprietários da área em questão, inclusive, teriam contratado seguranças particulares para agir em caso de invasões. Esses seguranças seriam pessoas procuradas pela Polícia. Oficiais militares, contudo, disseram desconhecer o assunto e prometeram investigar o caso.

A Prefeitura de Colniza, Câmara Municipal e o Comitê Estadual de Assuntos Fundiários no Estado, junto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetagri), em acordo com os proprietários, acertaram a doação de 5 mil hectares para assentar 100 famílias numa pequena agrovila com todos os atendimentos por parte dos poderes públicos. Todavia "já se passaram mais de 30 dias e ate agora nada dos compromissos assumidos foram cumpridos", segundo Mario Francelino Viera, da Fetagri.

As casas construídas pelos posseiros, segundo o movimento rural, estão sendo queimadas. Esse fato, leva a concluir que os proprietários não estão pensando em cumprir o acordo firmado. "Se estivessem iriam primeiro negociar com os interessados" - destacou. Na desocupação, em função do acordo, não houve resistência.

Para acelerar e esclarecer de vez estes problemas, o sindicato dos trabalhadores rurais de Colniza, Fetagri e Associação dos Trabalhadores Rurais de Nova Bauru, estiveram em reunião com o prefeito de Colniza, Sergio Bastos dos Santos, na semana passada. Eles pediram novamente que o prefeito tome as providencias para acelerar as medidas necessárias para assentar as 100 famílias prometidas, pois eles acreditam que mais uma vez estão sendo enganados pelas promessas da proprietária. O prefeito garantiu que irá tomar as medidas possíveis - inclusive quanto as denúncias encaminhadas.

"Estamos somente preocupado com o comprimento do acordo firmando em Cuiabá, onde os proprietários garantiram a doação dos 5 mil hectares para assentarmos 100 famílias que se enquadrem dentro do projeto de reforma agrária, delimitando imediatamente a área para que a Intermat possa fazer a demarcação; para agilizar o assentamento que será conduzido pela Fetagri e Sindicato e ao mesmo tempo, cumpra a promessa de montar o escritório para resolver os demais casos de posseiros que estavam lá, mas que tenha interesse e condições de comprar a terra que estavam; queremos simplesmente o melhor para o nosso município resolvendo tudo dentro da legalidade" - garantiu o prefeito. FONTE: 24 Horas News ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico