Baiano de nascimento, mas mineiro de criação, Juraci Moreira Souto nasceu em 1951, em uma fazenda no município de Itarantim, na Bahia, na divisa com Minas Gerais. Ainda criança foi morar em Jordânia (MG), onde cresceu e estudou até concluir o curso técnico de Contabilidade. A sua esposa também tem origem no meio rural e tem três filhos.
A sua trajetória sindical começou em 1970, aos 19 anos, quando decidiu se sindicalizar. Em 1972, foi eleito presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de seu município. Em seguida, Juraci coordenou o Pólo Regional do Vale do Jequitinhonha por dois mandatos, entre 1975 e 1981, e passou a morar na cidade de Almenara.
O dirigente participou da I Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em agosto de 1981, na Praia Grande, e acumula mais de 30 anos de militância no movimento sindical. Filiado ao PT desde 1982, já foi tesoureiro do Diretório Municipal de Almenara, mas nunca disputou uma eleição para um cargo de representação política. Juraci também participou da organização e fundação da CUT em Minas Gerais.
O seu trabalho ganhou projeção no estado e o resultado de sua gestão o conduziu à direção da FETAEMG, onde exerceu dois mandatos como secretário-geral e um como presidente. Após deixar a diretoria da Federação, assumiu novamente a Coordenação do Pólo Regional por mais seis anos.
Em 1996, retornou à FETAEMG como secretário de Política Agrícola, cargo que exerceu durante um mandato e meio. Juraci chegou à CONTAG em 2001, quando assumiu a Secretaria de Finanças e Administração. Em 2005, foi reconduzido para a pasta durante o 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Para a gestão 2009-2013, foi eleito secretário de Formação e Organização Sindical e, consequentemente, assumiu a coordenação da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). No 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, foi reconduzido ao cargo para o mandato de 2013 a 2017.
Em março de 2017, foi eleito no 12º Congresso da CONTAG como secretário de Finanças e Administração para a gestão 2017-2021. Agora, no 13º CNTTR, foi reeleito para a Secretaria de Finanças e Administração.