Os 159 jovens rurais, filhos de agricultores e que estão atualmente envolvidos nas ações do Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, nos municípios de Barreirinhas, Itapecuru-Mirim e Alto Alegre do Maranhão, vão participar do Intercâmbio Cultural da Juventude Rural, que acontece neste sábado, dia 22, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luiz.
Organizado pela Coordenação Estadual de Jovens, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), o objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre os jovens das comunidades rurais que participam do Consórcio. A coordenadora da Comissão Nacional de Jovens, da Contag, Maria Elenice Anastácio, representantes das delegacias locais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além lideranças sindicais e autoridades, participarão da abertura do encontro.
Na ocasião, a direção da Fetaema vai apresentar as ações do Consórcio da Juventude Rural para o ano de 2007 - como as capacitações realizadas em julho-, tendo como temas a cidadania e o desenvolvimento rural sustentável, juventude e movimento sindical rural, educação do campo, segurança alimentar, inclusão digital. As Oficinas-Escolas sobre a Produção e Comercialização de Artesanato (à base de fibra de buriti) e Avicultura Caipira, que começaram este mês, também terão destaque.
Serão mostrados os resultados do Consórcio, no período de 2006 (Projeto Plantar), do qual participaram 67 jovens de comunidades rurais de Bacabal e Lago dos Rodrigues. Hoje, esses jovens estão envolvidos em projetos de produção e comercialização de mudas de plantas frutíferas e de aves caipiras.
Segundo a coordenadora estadual de Jovens da Federação, Ângela Silva, dos 67 rurais que participaram do Consórcio Social da Juventude Rural em 2006, 49 estão organizados em associações de produtores e 20 acessaram o programa Pronaf-Jovem, linha de crédito para a juventude rural. "Houve, ainda, um significado aumento no número de jovens sindicalizados em seus municípios e muitos estão envolvidos em programas voltados para esse segmento, como o Jovem Saber, que é um programa de capacitação à distância", ressaltou.
"Dentre outros avanços, o Consórcio Social da Juventude Rural vem possibilitando a elevação da auto-estima dos jovens rurais, melhoria nas relações com a sua família e a sua comunidade, a retomada de seus estudos, o reconhecimento do seu trabalho como agricultor e uma visão ampliada sobre o associativismo e o cooperativismo", disse o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira. Ele destaca que o Consórcio é um estímulo à permanência dos jovens no campo.
Após as palestras, os jovens do Consórcio Social da Juventude Rural de 2007 vão participar de passeio turístico pelo Centro Histórico de São Luís e de várias atividades de esporte e lazer na praia do Calhau.
Assessoria de comunicação da Fetaema