A 1ª Plenária Nacional da Juventude, organizada pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag (CNJTR), começa hoje (3) e vai até esta quinta-feira (6). Cerca de 350 lideranças de todo país participaram do evento, que ocorre no Centro de Treinamento Educacional da CNTI, em Luziânia (GO).
A sucessão rural e os motivos que levam os jovens a saírem do campo serão debatidos na reunião. Além desses temas, os jovens do campo discutirão o papel das políticas públicas na melhoria da qualidade de vida e analisarão a importância da organização da juventude no movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). Ainda está previsto debates sobre as propostas para juventude que serão deliberadas no 10º Congresso Nacional da Contag, que ocorre no período de 10 a 14 de março de 2009.
A Comissão de Jovens convidou especialistas para falar sobre os assuntos ligados aos temas principais. Ministrarão palestras e participarão de mesas redondas professores das universidades federais do Paraná e Rio de Janeiro, da Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco, e da Fundação Amazonas Sustentável. Também estarão presentes representantes do Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA) e dos ministérios da Educação (MEC), Trabalho e Emprego (MTE) e Desenvolvimento Agrário (MDA).
À noite, os jovens vão participar de atividades culturais. Ao final da Plenária, na manhã do dia 6, eles entregarão a Carta da Juventude Rural ao titular da Secretaria Nacional da Juventude, Beto Cury. A coordenadora da CNJTR, Elenice Anastácio, esclarece que na carta os jovens cobrarão agilidade no encaminhamento das propostas apresentadas ao governo federal durante o 1º Festival Nacional da Juventude Rural, ocorrido em 2007, e o Grito da Terra Brasil 2008, realizado em maio. "Também faremos afirmação política do que a nossa organização representa para a transformação da vida da juventude do campo", reforça.
Confira a programação FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias