As atividades esportivas do 2º Festival Nacional da Juventude Rural começam nesta quinta-feira (29). Cerca de 500 jovens atletas vão participar de sete modalidades.
As competições serão realizadas em três espaços diferentes. As partidas de futebol de campo, de salão, voleibol e sinuca acontecem no Minas Brasília Tênis Clube, no Setor de Clubes Norte. A corrida de 100 metros e a modalidade de salto a distância serão realizadas na Universidade Católica de Brasília. Já a disputa de natação ocorrerá no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir) da Contag.
As partidas de futebol de campo serão disputadas por 19 equipes masculinas e cinco femininas hoje e amanhã (sexta-feira). A Contag contratou 16 árbitros para apitar as competições coletivas.
O secretário de Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, é o responsável pela coordenação da agenda esportiva do Festival da Juventude. Ele destacou a empolgação das equipes esportivas que estão participando das competições e falou da importância do esporte para os jovens do campo. “O esporte é um direito de todos e deve receber tratamento de política pública. Desse modo, os jovens rurais devem cobrar dos governos municipais e estaduais que incentivem essa prática nas comunidades rurais, construindo quadras poliesportivas, campos de futebol e escolinhas de esporte”, propõe Natalino.
Oficinas culturais As oficinas de teatro de boneco, pintura com sementes, percussão, grafitagem, frevo e danças típicas dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Rio Grande do Sul também começam nesta quinta-feira.
A noite cultural de hoje ficará a cargo das delegações dos estados do Nordeste. As apresentações de danças típicas da região, como tambor de crioula, bumba-meu-boi e cacuriá, do Maranhão, frevo, de Pernambuco, e cavalo-piancó, do Piauí, começam a partir das 20 horas. O cardápio cultural nordestino será completado por exibições de coco, repente, embolada, cantoria e poesia. FONTE: Gil Maranhão, Agência Contag de Notícias