A organização da juventude rural no Mercosul e os desafios para o futuro são alguns dos questionamentos levantados no Curso Regional de Formação de Jovens Rurais, realizado durante a X Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul no Rio de Janeiro.
Serão quatro dias de evento com a realização de palestras, trabalhos em grupo e reunião de propostas de políticas públicas que atendam ao segmento. A coordenadora de jovens da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Ângela Maria Silva, fala sobre a capacitação.
"O curso ajuda a entender como funcionam as políticas públicas na América Latina e também faz com que a própria juventude se fortaleça e se politize. Não basta os jovens se organizarem nos estados, precisamos de uma articulação nacional e, principalmente, com os países vizinhos", afirma a dirigente que integra a delegação da Contag no evento.
Segundo Ângela Maria, os problemas entre os jovens de diversos países são muito semelhantes. "Percebi que temos as mesmas dificuldades de acesso à terra, ao crédito e educação, apesar de o Brasil já estar mais avançado em relação aos países representados aqui", diz. Esta é a segunda edição do curso. O primeiro ocorreu na Argentina, no segundo semestre deste ano. FONTE: Danielle Santos, enviada especial