Os jovens do Piauí foram os primeiros a receberem este ano as aulas do Consórcio Social da Juventude Rural. A aula inaugural aconteceu no dia 31 de maio. O consórcio promove ações de qualificação profissional para a juventude rural, no âmbito do programa nacional de estímulo ao primeiro emprego. As atividades envolvem, além da profissionalização, a capacitação política cidadã, e discussão de temas como cidadania, políticas públicas e desenvolvimento sustentável,
Este ano participam do consórcio 158 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, divididos em quatro turmas nos municípios de Castelo, Campo Maior, Porto e Nossa Senhora dos Remédios. A coordenadora de Jovens da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Piauí, Miscilene Cruz, participou da aula inaugural e disse que o programa vai além da capacitação. "Ele deixa uma semente plantada na comunidade desses jovens que é o inicio de um trabalho concreto, numa unidade produtiva onde os jovens vão poder produzir".
Um dos objetivos do consórcio é inserir os jovens na própria comunidade, nas políticas públicas como o Pronaf Jovem, o Programa Nossa Primeira Terra e cooperativas de produção. Até o dia 3 de agosto os jovens participarão de 200 horas de capacitação de política/cidadã. No dia 6 de agosto começam as aulas do módulo especifico que é a capacitação profissional.
Durante este período serão feitas várias mobilizações. "Vamos realizar uma semana do meio ambiente, outra sobre educação no campo, e uma terceira sobre a Marcha das Margaridas", contou Miscilene. No fechamento do consórcio, a federação vai realizar a semana do sindicalismo.
Fonte: Emmanuelle Nunes e Fátima Emediato
Agência Contag de Notícias