Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Jovens do campo preparam-se para o 11º Congresso da CONTAG em plenária nacional
WhatsApp

01 de Novembro de 2012


fotos: César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

Crianças participaram de plenarinha e são inseridas no universo da sucessão rural.

Cerca de 600 jovens rurais participaram da 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural, realizada de 15 a 17 de outubro, em Luziânia(GO). Esse foi um espaço de debate, proposição e definição de estratégias coletivas, que tiveram por objetivo potencializar e qualificar a participação desse público nas etapas preparatórias e no próprio 11º Congresso Nacional da CONTAG.

“A avaliação é muito positiva, principalmente quanto à participação, interação e intervenção da juventude durante a plenária. Esse já é um resultado do investimento na formação, a partir do Jovem Saber, Consórcio Social da Juventude Rural – Rita Quadros e ENFOC. A juventude fez propostas para todos os temas do 11º CNTTR”, avalia a secretária de Jovens, Elenice Anastácio. Segundo ela, os(as) jovens estão discutindo a participação na direção, os rumos do MSTTR e o desenvolvimento rural que a juventude quer com o nosso protagonismo.

Após a apresentação das propostas dos GTs, houve o encerramento da plenária com a participação da CNJTTR, dos jovens vereadores eleitos e da diretoria da CONTAG. REFORMA AGRÁRIA E PNCF A 1ª conferência da plenária tratou do acesso à terra para a juventude. O painel foi coordenado pelo secretário de Política Agrária da CONTAG, Willian Clementino, e reuniu os presidentes da Confederação, Alberto Broch, do INCRA, Carlos Guedes, e o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida. O destaque ficou por conta da efetivação da política de reforma agrária e do programa de crédito fundiário. JUVENTUDE NO DESENVOLVIMENTO RURAL Outra conferência teve como tema “Juventude do Campo e Democracia: componentes para a construção do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”. Os expositores foram o professor Nilson Weisheimer, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Alessandra Lunas, vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG. Ambos afirmaram que a juventude tem um papel fundamental e dinâmico no processo de desenvolvimento rural. PARTICIPAÇÃO E DEMOCRACIA A última conferência reuniu os secretários de Jovens da CUT e CTB (Alfredo Santos Jr. e Paulo Vinícius), Elenice Anastácio e o jovem prefeito eleito em Monte das Gameleiras (RN), Rodolfo dos Anjos, que completou 23 anos durante a plenária. As exposições destacaram a relação capital versus trabalho, a luta de classes, o voto consciente e o monitoramento crítico dos mandatos, a democracia no mundo e a sua relação com a participação popular e o papel da juventude na garantia das conquistas dos jovens nos regimes democráticos. Elenice reforçou a questão das ações afirmativas do MSTTR deliberadas em congresso, como as cotas, formação e democracia, por exemplo. Já Rodolfo fez uma fala importante de estímulo à participação da juventude nos pleitos eleitorais.

RODA DE CONVERSA Aconteceu um resgate da história de organização da juventude no MSTTR com Francisco Urbano (ex-presidente da CONTAG), Welliton Santos (ex-secretário de Jovens da FETAG-BA) e Elenice Anastácio. Urbano resgatou que foram os jovens que fundaram o MSTTR e que o tema da juventude foi colocado para o Movimento na década de 90. Welliton resgatou o período de 1999, quando foi deliberada, no 2º Congresso Nacional Extraordinário, a constituição da Coordenação de Jovens em todas as instâncias do MSTTR. Já em 2001, a CONTAG elegeu sua primeira coordenação, criou o programa Jovem Saber e definiu a faixa etária de 16 a 32 anos para esse público. Em 2005, foi criada a cota de, no mínimo, 20% de jovens e aprovada a realização dos Festivais da Juventude Rural. Ao encerrar o painel, toda a plenária contou de pé o Hino Nacional em homenagem ao Urbano, um dos jovens fundadores do MSTTR. SUCESSÃO RURAL A novidade foi a Plenarinha infantil, com filhos(as) dos jovens presentes na plenária. Desde o 1º Festival Nacional da Juventude Rural, a Comissão Nacional de Jovens está preocupada com a falta de envolvimento das crianças nas atividades do MSTTR. Nesse sentido, foi criado um espaço apropriado para expressarem os seus desejos. Os temas do MSTTR foram abordados de forma lúdica, junto a atividades de pintura, desenho, de contação de histórias, poesia, dentre outros.



FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico