O Piauí tem uma grande parcela de jovens vivendo no campo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),a juventudecorresponde a 36% da população rural do estado. Por isso, a Fetag/PI realiza evento específico para estes brasileiros, hoje (18) e amanhã (19), em São Raimundo Nonato.
O I Seminário Regional da Juventude Rural e Semi-Árido reúne aproximadamente 150 jovens rurais. Os participantes debatem políticas públicas destinadas a moradoras e moradores da região semi-árida nessa faixa etária. Organizado pela Coordenação Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da federação, o evento analisa direitos sociais, como educação, saúde e lazer, e também acesso ao crédito.
A meta do Seminário é despertar o interesse da juventude do campo por essas temáticas e construir coletivamente propostas de políticas públicas. O encontro ainda quer afirmar a identidade dos jovens rurais, promover a troca de experiências entre os participantes e potencializar a ação de garotos e garotas nos seus municípios.
Com informações da Fetag/PI FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias