A CONTAG participou, em Montevidéu, no Uruguai, do Encontro de Jovens de organizações da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena da América Latina.
O encontro, que reuniu jovens de 11 países da América Latina, ocorreu entre os dias 17 a 19 de novembro, e foi organizado pela Confederação dos Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), e International Land Coalition (ILC), com apoio do Foro Rural Mundial.
Pela juventude brasileira, participaram do encontro os representantes da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marilene Faustino, da FETAEMG e Moisés Santos, da FETAGRI-PA.
Durante os três dias de evento, os participantes debateram a integração geracional com as perspectivas e desafios para a juventude rural da América Latina e Caribe e a situação, perspectivas e desafios da juventude rural desde sua organização e o seu país.
Para o representante paraense, o evento foi importante para levar os anseios e as dificuldades, que eles descobriram juntos que são as mesmas. “São a defesa da terra, da agroecologia, entre outras, que nos deixa feliz de participar dessa construção, dessa pauta coletiva junto à REAF para pautar os governos para fazer políticas públicas da América Latina. É a juventude rural presente”, disse Moisés.
Já a jovem Marilene Faustino, da Federação de Minas Gerais, disse que o que mais lhe marcou foi a troca de conhecimentos. “Foi perceber como que a gente se une com os mesmos desafios, dificuldades, vivências, e também com a solidariedade. Foi perceber a importância de ampliar nossas relações e se fortalecer para fora do nosso território, que é o Brasil”, disse Marilene.
“Esse evento foi muito importante e inovador neste momento da história que estamos vivendo. E o que me impressionou muito foi a plataforma de trabalho que eles sugeriram, ligada à necessidade de política de apoio e de reconhecimento, tanto da sociedade como de governo”, disse o secretário-geral da Coprofam, e vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch. FONTE: Danielle Santos - Comunicação COPROFAM / Edição: Comunicação CONTAG