O Coletivo de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag está reunido desde ontem, em Brasília, para discutir as atividades para o segundo semestre de 2008. Esclarecimentos sobre o Plano Safra 2008 e Pronaf Jovem, além do Consórcio Social da Juventude Rural, ProJovem Trabalhador, Programa Jovem Saber Informatizado e preparação para o 10º Congresso da Contag são alguns dos temas que estão na pauta da reunião.
Hoje (15) pela manhã, os coordenadores estaduais, junto com a coordenadora nacional da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Elenice Anastácio, acertaram a programação da Plenária Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá entre 3 a 6 de novembro, em Brasília. O tema "Sucessão Rural: Por que a juventude está saindo do campo" vai embasar as discussões e propostas que serão apresentadas no 10º Congresso da Contag, em março do ano que vem.
Ontem, o coletivo assistiu a uma apresentação - seguida de debate - sobre o Plano Safra 2008 e Pronaf Jovem. A exposição foi feita por assessores da secretaria de Política Agrícola da Contag. Por falta de conhecimento acerca dos procedimentos para acessar o Pronaf Jovem, essa linha de financiamento ainda é pouco procurada pela juventude do campo. Ficou decidido que os coordenadores estaduais farão a divulgação do programa nos estados.
"Vamos abraçar mais a causa para divulgar melhor o Pronaf Jovem nos estados, fazendo contato mais direto com o pessoal que realizou curso de capacitação, de forma que possamos realmente dar essa opção a mais para o jovem que precisa de financiamento", explica o coordenador de jovens da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Adriano Gelsleuchter.
Amanhã, o Coletivo de Jovens e o de Políticas Sociais vão participar de debate sobre o Projeto de Proteção Infanto-juvenil, com a participação de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). FONTE: Ciléia Pontes