Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SERGIPE
Jovens de Boquim conseguem financiamento do Pronaf
WhatsApp

18 de Novembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
sergipe

O acesso ao financiamento do Pronaf Jovem virou realidade para 23 jovens do município de Boquim, no Sergipe. As propostas aprovadas correspondem ao número de pedidos de financiamento feitos ao Banco do Brasil, o que significa 100% de liberação do financiamento solicitado.

A marca é histórica, afirma o coordenador do Departamento de Organização da Produção do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais (STTR) de Boquim, José Carlos Santos. Isso porque até este ano somente quatro jovens de todo o estado de Sergipe tinham conseguido acessar esse financiamento. "É um avanço muito grande. Primeiro apresentamos somente 10 propostas. Quando essas foram aprovadas, outros jovens se animaram e também apresentaram as suas, chegando ao total de 23 financiamentos", comemora.

José Carlos Santos explica que a aprovação da proposta se deu porque o sindicato conseguiu provar ao banco que os jovens passaram por capacitação e poderiam fazer bom aproveitamento dos recursos repassados. Todos fizeram cursos técnicos do Consórcio Social da Juventude Rural, coordenado pelo governo federal em parceria com a Contag e federações. "Tivemos uma reunião com o banco, e eles entenderam que os jovens precisavam de ajuda para produzir e ajudar a aumentar a renda da família", diz.

A maior parte dos recursos conquistados pelos jovens será usada na bovinocultura. O dinheiro dos financiamentos também serão aplicados na produção de leite, floricultura, suinocultura e avicultura. Somado o montante para assistência técnica, o total liberados para os 23 jovens é de R$ 78 mil. Dos beneficiados, oito são mulheres.

Segundo o coordenador da Organização da Produção do STTR de Buquim, mais 40 jovens estão recebendo capacitação graças a parcerias firmadas pelo sindicato com órgãos do governo. Em breve, esses também poderão apresentar propostas de financiamento. Ele conta que os agricultores familiares da região estão animados com a possibilidade de os filhos conseguirem renda própria.

Sucessão - Além de significar aumento de renda e o início de uma vida independente, a concessão de crédito para moças e rapazes do campo é a oportunidade de eles continuarem na atividade rural. A saída dos jovens do campo para a cidade ou para trabalharem em outros estados foi tema da 1ª Plenária Nacional da Juventude Rural.

O evento foi realizado no início deste mês pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag em Luziânia (GO). Na ocasião, os jovens enfatizaram a necessidade de concessão de crédito e políticas públicas que contribuíssem para a permanência deles no campo.

Adriano Fontes Santos, 18 anos, é um dos beneficiados com o Pronaf Jovem de Boquim. Ele acredita que a realização do desejo de ter um negócio próprio vai ajudá-lo a continuar morando perto da família. "Esse financiamento me abrirá novos caminhos. Terei meu próprio dinheiro e não precisarei sair daqui para buscar renda em outro estado", diz Adriano ao acrescentar que os recursos serão utilizados na criação de aves e suínos.

Continuar no campo também é o desejo de Jacó Cleber da Silva Vieira, 19 anos, que vai criar gado, visando à produção de leite. "Vou ter minha renda, vou poder ajudar em casa e continuar vivendo em Boquim", destaca. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico