O acesso ao financiamento do Pronaf Jovem virou realidade para 23 jovens do município de Boquim, no Sergipe. As propostas aprovadas correspondem ao número de pedidos de financiamento feitos ao Banco do Brasil, o que significa 100% de liberação do financiamento solicitado.
A marca é histórica, afirma o coordenador do Departamento de Organização da Produção do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais (STTR) de Boquim, José Carlos Santos. Isso porque até este ano somente quatro jovens de todo o estado de Sergipe tinham conseguido acessar esse financiamento. "É um avanço muito grande. Primeiro apresentamos somente 10 propostas. Quando essas foram aprovadas, outros jovens se animaram e também apresentaram as suas, chegando ao total de 23 financiamentos", comemora.
José Carlos Santos explica que a aprovação da proposta se deu porque o sindicato conseguiu provar ao banco que os jovens passaram por capacitação e poderiam fazer bom aproveitamento dos recursos repassados. Todos fizeram cursos técnicos do Consórcio Social da Juventude Rural, coordenado pelo governo federal em parceria com a Contag e federações. "Tivemos uma reunião com o banco, e eles entenderam que os jovens precisavam de ajuda para produzir e ajudar a aumentar a renda da família", diz.
A maior parte dos recursos conquistados pelos jovens será usada na bovinocultura. O dinheiro dos financiamentos também serão aplicados na produção de leite, floricultura, suinocultura e avicultura. Somado o montante para assistência técnica, o total liberados para os 23 jovens é de R$ 78 mil. Dos beneficiados, oito são mulheres.
Segundo o coordenador da Organização da Produção do STTR de Buquim, mais 40 jovens estão recebendo capacitação graças a parcerias firmadas pelo sindicato com órgãos do governo. Em breve, esses também poderão apresentar propostas de financiamento. Ele conta que os agricultores familiares da região estão animados com a possibilidade de os filhos conseguirem renda própria.
Sucessão - Além de significar aumento de renda e o início de uma vida independente, a concessão de crédito para moças e rapazes do campo é a oportunidade de eles continuarem na atividade rural. A saída dos jovens do campo para a cidade ou para trabalharem em outros estados foi tema da 1ª Plenária Nacional da Juventude Rural.
O evento foi realizado no início deste mês pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag em Luziânia (GO). Na ocasião, os jovens enfatizaram a necessidade de concessão de crédito e políticas públicas que contribuíssem para a permanência deles no campo.
Adriano Fontes Santos, 18 anos, é um dos beneficiados com o Pronaf Jovem de Boquim. Ele acredita que a realização do desejo de ter um negócio próprio vai ajudá-lo a continuar morando perto da família. "Esse financiamento me abrirá novos caminhos. Terei meu próprio dinheiro e não precisarei sair daqui para buscar renda em outro estado", diz Adriano ao acrescentar que os recursos serão utilizados na criação de aves e suínos.
Continuar no campo também é o desejo de Jacó Cleber da Silva Vieira, 19 anos, que vai criar gado, visando à produção de leite. "Vou ter minha renda, vou poder ajudar em casa e continuar vivendo em Boquim", destaca. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias