Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4º FESTIVAL DA JUVENTUDE
Jovens das regiões Nordeste e Sudeste constroem pauta e compromissos em Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural
WhatsApp

02 de Outubro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
4º festival da juventude

130 jovens dos estados das regiões Nordeste e Sudeste se reuniram em Guarapari (ES) para discussão da pauta de reivindicações da juventude rural e construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, assim como participar de painéis e oficinas de comunicação realizados pela organização Repórter Brasil e também apresentar experiências de participação política, formação pelo Programa Jovem Saber, sucessão rural, organização produtiva e outros temas importantes para a juventude e militância. Esse encontro se deu pelo segundo Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, desta vez com as regiões Nordeste e Sudeste, realizado na cidade capixaba nos dias 30 de setembro a 02 de outubro, no sítio Riacho das Pedras.



“Foi um encontro muito produtivo e oportuno para construção de mais uma etapa do nosso festival. Houve uma grande troca de experiências entre as regiões Sudeste e Nordeste, assim como muitos encaminhamentos para a pauta e construção dos festivais nos estados. Saímos com bons compromissos”, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto. Em sua análise, a dirigente falou sobre o desmonte das políticas públicas para a juventude rural, destacando a necessidade de reformulação e implementação do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural e trazendo a importância da resistência e da construção de pautas de reinvindicação e a necessidade de potencializar o 4º Festival. Momento de motivação A jovem piauiense Veridiana Barros levou sua experiência de ser assentada pelo programa Minha Primeira Terra, no assentamento Pedras, município de Esperantina (PI). “Esse encontro foi muito importante porque pudemos construir a pauta de reivindicações juntos, toda a juventude dos estados do nordeste e sudeste e assim saber e poder mobilizar nossas bases sobre pelo que vamos lutar nesse 4º Festival Nacional da Juventude, em Brasília”, afirma Veridiana. O jovem capixaba Jefferson Zampirolli acredita que o seminário foi momento importante para debater assuntos de interesse da nossa categoria. “A juventude não está sendo valorizada da forma que precisa, pois somos o presente e futuro da agricultura familiar. Foi muito importante conhecer as realidades dessas duas regiões tão diferentes, mas tem o mesmo objetivo: fortalecer a juventude, para incentivar os jovens a permanecer na luta, motivados mesmo com a conjuntura desfavorável”, explicou Jefferson.

A abertura do seminário contou com a participação do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que contribuiu ainda para a análise de conjuntura, trazendo uma mensagem de força e entusiasmo para a juventude rural. Ele destacou o impacto sofrido pelos(as) agricultores(as) familiares, principalmente pelos(as) jovens, com os desmontes das políticas públicas. O deputado apontou a importância do 4º Festival e a necessidade de seguir a luta e pautar as reinvindicações da juventude rural. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG e integrante da Comissão Nacional de Jovens da CONTAG, Edjane Rodrigues, também participou e avaliou positivamente o evento. “É um momento fundamental no processo de mobilização, para mostrar quem é a juventude que chegará em Brasília e construir a pauta a partir das reais demandas e desafios. A contribuição do deputado Carlos Veras, que de jovem agricultor familiar chegou ao Congresso Nacional também foi muito importante. Além disso, nesse encontro ficou claro que é fundamental reafirmar a política de cotas e o protagonismo da juventude nesse momento desafiador do movimento sindical. Foi uma atividade muito rica, saí muito entusiasmada pela qualidade dos debates e das experiências apresentadas”, apontou a dirigente.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico