Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Jovens da delegação internacional saem do Festival Nacional da Juventude inspirados para replicar a experiência em seus países
WhatsApp

28 de Abril de 2023



Além das culturas da juventude rural brasileira, a diversidade de jovens rurais de outras partes do mundo também foi contemplada no 4º Festival, com a participação de uma delegação com 16 pessoas. Além dos companheiros e companheiras do continente latinoamericano, também vieram pessoas da África, Ásia e Europa para prestigiar a atividade, e representar não só seus países, mas também as organizações da qual são membros. Foram ao todo 12 países: Argentina, Colômbia, Chile, Guatemala, Paraguai, Filipinas, Finlândia, Uruguai, Quênia, Nepal, Peru e Espanha. 

Esta participação foi viabilizada por algumas redes internacionais de organizações representativas da Agricultura Familiar, que acreditam que intercâmbios como esses fortalecem a juventude rural e sua participação nos espaços políticos, bem como a difusão de experiências positivas . Uma delas foi a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), da qual a CONTAG é afiliada. Também contribuíram para a vinda desses jovens o Fórum Rural Mundial (FRM), a International Land Cohalition (ILC) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Antes de imergir nas experiências do Festival, a delegação realizou uma atividade de integração na CONTAG, na manhã do dia 25, onde dialogaram sobre as expectativas para a atividade e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Escola Nacional de Formação da CONTAG e os processos de educação popular promovidos por ela. 


Já no Festival, os(as) jovens assistiram aos painéis do primeiro dia, e no segundo dia foram protagonistas de um painel que abordou a Década da Agricultura Familiar, em especial o Pilar 2 do Plano Global da Década, que fala sobre o apoio à Juventude Rural. Neste painel, os jovens Foyelikan Ancavil, do Chile, Ix Rossi Morales, da Guatemala, Lilaraj Raut, do Nepal,  e Laurine Awor, do Quenia, compartilharam as experiências que suas organizações de base desenvolvem com a juventude das comunidades onde eles habitam. Em geral as experiências se relacionavam com defesa da terra e dos recursos naturais, assistência técnica aos jovens e outras formas de incentivá-los a manterem suas produções e permanecerem no campo. O grupo também participou da caminhada do terceiro dia pelo Eixo Monumental, junto aos cinco mil jovens brasileiros, levando as bandeiras de seus países e organizações.

Ao final, os/as jovens se reuniram para avaliarem toda a experiência, e o sentimento geral era de animação e inspiração. A guatemalteca Julissa Samines pensou na frase “Na juventude nasce, cresce e se fortalece uma esperança” para descrever o que sentiu com o festival. 


A queniana Laurine Awor afirmou ter sido impactada pela vivência  em Brasília. “Me sinto muito privilegiada pela oportunidade de estar aqui com os jovens brasileiros nestes dias, e vou partir para meu país pensando que essa experiência, esse festival, tem potencial de impactar não somente a nós que viemos aqui, mas a todo o mundo. Nós viemos não apenas para participar do festival, mas para levar inspiração para coisas que podemos replicar em nossos países, dentro das nossas capacidades de mobilização por lá”, disse a jovem agricultora.

O jovem argentino Luciano Miñola, da Argentina, já está pensando em como compartilhar a vivência com os colegas. “Nossa organização, a Federação Agrária Argentina, também tem uma juventude bem agrupada, e seria um êxito fazer algo assim lá. Volto com muitas ideias para realizarmos ações semelhantes ao Festival. Isso não acabará aqui, continuaremos trabalhando e espalhando a mensagem da juventude rural organizada”, disse o agricultor argentino.



Fonte: Comunicação do Festival da Juventude e Comunicação da COPROFAM - Gabriella Avila 




WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico