No dia 2 de abril, a juventude brasileira participará do ato nacional da Jornada de Lutas da juventude em marcha na Esplanada dos Ministérios, em direção ao Congresso Nacional, em Brasília. Os(as) jovens visam reformas estruturantes nas políticas públicas e leis brasileiras, além da garantia de mais direitos.
A juventude rural da CONTAG participa da articulação dessa agenda nacional a partir de debates e ações realizadas em vários estados e estará presente em Brasília defendendo a aprovação do Estatuto da Juventude, reforma agrária, trabalho decente para a juventude, 10% do PIB para a Educação, contra o avanço do Agronegócio, contra o extermínio da juventude negra, pelo fim da violência contra as mulheres, dentre outras reivindicações também importantes.
A concentração da Marcha está agendada para 9 horas, no Museu Nacional. Estão previstos atos durante toda a manhã em frente aos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Planejamento, da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e Emprego, da Saúde, e do Congresso Nacional.
Mais de 40 organizações sociais e juvenis também assinaram o manifesto que tem como lema “Unir a Juventude Brasileira: Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”. O documento aponta para a necessidade de aprofundar as mudanças no país em torno das reivindicações citadas anteriormente e na conquista de mais direitos para os(as) jovens do campo e da cidade.
Já foram realizadas mobilizações em vários estados brasileiros e esta ação de rua que ocorrerá em Brasília integra a Jornal Nacional de Lutas da Juventude. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi