Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL E REFORMA AGRÁR
Jovens acampados e assentados reforçam a importância da luta pela reforma agrária em Seminário com Frente Parlamentar da Agricultura Familiar
WhatsApp

13 de Março de 2019

TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural e reforma agrár

A juventude trabalhadora rural demonstrou as suas preocupações com a paralisação da reforma agrária e com a falta de prioridade do Estado brasileiro com esta importante política de democratização da terra durante o “Seminário Juventude Rural na Luta pela Reforma Agrária”, organizado pela Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar (FPAF), no Congresso Nacional, na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, também trouxeram os possíveis impactos com a aprovação da Medida Provisória (MP) 871/2019 e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019.

A agenda foi presidida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) e contou com a presença de vários deputados e deputadas federais, entre eles os orgânicos do Sistema Confederativo CONTAG, como o próprio Heitor, Vilson da FETAEMG (PSB-MG), Carlos Veras (PT-PE), Bohn Gass (PT-RS), entre outros com compromisso com a pauta da agricultura familiar, como Nilton Tatto (PT-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Maria do Rosário (PT-RS), Bira do Pindaré (PSB-MA), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Leonardo Monteiro (PT-MG), Zé Neto (PT-BA), Padre João (PT-MG) e José Guimarães (PT-CE), por exemplo.



Ao abrir o Seminário, a secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Mônica Bufon, explicou aos parlamentares que ali estavam presentes jovens de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, participantes do Encontro Nacional sobre Reforma Agrária e Juventude, realizado pela CONTAG, de 12 a 14 de março, no Centro de Formação da Confederação, em Brasília-DF. A dirigente destacou, ainda, as principais reivindicações da juventude rural. “Estamos com jovens de acampamentos e assentamentos para lutar por terra, por condições para plantar, colher e escoar a nossa produção. Lutamos por reforma agrária para garantir a sucessão rural. Mas os(as) jovens também anseiam por outras políticas, como saúde, educação, cultura, lazer e previdência, por exemplo. Por isso, aproveitamos para reafirmar que somos contra a proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo, especialmente nós mulheres. Muitos jovens vão sair do campo por falta de oportunidades e expectativas de uma vida digna”, enfatizou a secretária de Jovens da CONTAG, que finalizou sua fala com um chamado: “Juventude Rural, a hora é agora!”

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, também participou do seminário com a FPAF e destacou alguns desafios enfrentados para realizar uma reforma agrária ampla, massiva e de qualidade no País. “Muito temos ouvido falar da reforma agrária no Brasil, no entanto, muitas vezes de forma pejorativa. Podemos afirmar que a reforma agrária dá certo, sim! Temos recebido tantas experiências positivas, mas, infelizmente, temos muitas dificuldades ainda. Nenhuma família é assentada esperando em casa. Se não lutar, não consegue a terra pela reforma agrária. As famílias acampadas esperam em torno de 8, 10 ou até 15 anos. Não temos interesse que as famílias fiquem debaixo da lona e na beira das estradas ao longo desse tempo. Por isso, cobramos que o Estado brasileiro faça a reforma agrária de fato e de direito e que o Judiciário demore menos para resolver os problemas das famílias”, reforçou.

A juventude rural também teve a oportunidade de deixar o seu recado, de destacar as suas principais dificuldades de permanecer no campo, de acessar as políticas públicas, de lutar pela reforma agrária, de ter uma vida digna e em defesa da Previdência Social.

Os(as) deputados(as) escutaram as demandas dos(as) jovens e do movimento sindical e reafirmaram o compromisso com a agricultura familiar, com a luta pela terra e em defesa dos direitos das populações do campo, da floresta e das águas, principalmente quanto à Previdência Social.

Já na tarde desta quarta-feira (13), a programação do Encontro Nacional sobre Reforma Agrária e Juventude está dedicada para um momento de integração dos(as) jovens com jogos e gincanas, valorizando as atividades de lazer tradicionais no campo brasileiro, no Centro de Formação da CONTAG. O Encontro será finalizado amanhã (14).







FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico