Desde o ano passado a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a FETAES abriram um diálogo com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) para a inclusão do Jovem Saber nas Escolas Famílias Agrícolas do estado do Espírito.
O Programa Jovem Saber é um processo de formação, organização e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical. Em 2018, a CONTAG investiu em um grande processo de atualização do programa, incluindo a sua marca, identidade visual, conteúdo, tecnologia e escutando a própria juventude rural.
“Agora, estamos conseguindo por em prática essa parceria”, informa a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. A dirigente, juntamente com o presidente da FETAES, Julio Cezar Mendel, a secretária de Jovens e Políticas Sociais da Federação, Taiza Medeiros, e o secretário de Formação e Organização Sindical do STTR de Alfredo Chaves e membro da Comissão Estadual de Jovens, Denilson Destefani, participou nesta quinta-feira (04) de reunião com a Direção, professores e alunos(a) do 2º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves. Esta EFA abrange jovens do próprio município e de Guarapari, Cariacica e Marechal Floriano. Segundo Mônica, tanto os representantes da EFA, Reginaldo Drago Lovati, Vanderson Batestin e Ingrid da Mata quanto os alunos e alunas acolheram muito bem a proposta de criar grupos de estudo do Jovem Saber e reconheceram no programa uma boa estratégia na forma de trabalhar mais a coletividade e o empoderamento dos(as) estudantes.
“Está sendo uma grande realização para mim, pois desde a atualização do Jovem Saber a gente vem com este grande intuito de chegar com o programa em todos os espaços possíveis. E efetivar uma importante parceria como esta, por exemplo, nos deixa feliz, pois significa o enraizamento do programa”, comemora Mônica.
A secretária de Jovens e Políticas Sociais da FETAES também faz uma avaliação positiva da reunião com a EFA de Alfredo Chaves. “Essa reunião com a Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves é fruto de parcerias que estamos fazendo com o MEPES, com o objetivo de trabalhar em conjunto projetos voltados para a juventude rural. Temos grandes desafios para garantir a permanência da juventude no campo e as Escolas Famílias Agrícolas exercem papel importante na vida da juventude rural. Por isso, acredito que temos um importante passo com a decisão de formar turmas do programa Jovem Saber na Escola, com o apoio e o suporte do STTR de Alfredo Chaves, para implementar e ajudar na formação e organização da juventude rural. O objetivo da Secretaria de Jovens da FETAES, é fortalecer as parcerias e ampliar essa organização da juventude rural em todo o estado”, avaliou Taiza.
Mônica informou que a primeira iniciativa será a criação de um grupo com a turma do 2º ano do Ensino Médio e a proposta é expandir em breve o estudo para os municípios atendidos pela EFA. A dirigente da CONTAG que está crescente a demanda de criação de grupos do Jovem Saber em todo o País e que ela e sua assessoria têm se esforçado para divulgar o programa nas comunidades rurais e de acompanhar os grupos já formados e em desenvolvimento.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi