Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Jovem Saber chega às Escolas Famílias Agrícolas do Espírito Santo
WhatsApp

04 de Julho de 2019


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

Desde o ano passado a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a FETAES abriram um diálogo com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) para a inclusão do Jovem Saber nas Escolas Famílias Agrícolas do estado do Espírito.

O Programa Jovem Saber é um processo de formação, organização e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical. Em 2018, a CONTAG investiu em um grande processo de atualização do programa, incluindo a sua marca, identidade visual, conteúdo, tecnologia e escutando a própria juventude rural.

“Agora, estamos conseguindo por em prática essa parceria”, informa a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. A dirigente, juntamente com o presidente da FETAES, Julio Cezar Mendel, a secretária de Jovens e Políticas Sociais da Federação, Taiza Medeiros, e o secretário de Formação e Organização Sindical do STTR de Alfredo Chaves e membro da Comissão Estadual de Jovens, Denilson Destefani, participou nesta quinta-feira (04) de reunião com a Direção, professores e alunos(a) do 2º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves. Esta EFA abrange jovens do próprio município e de Guarapari, Cariacica e Marechal Floriano. Segundo Mônica, tanto os representantes da EFA, Reginaldo Drago Lovati, Vanderson Batestin e Ingrid da Mata quanto os alunos e alunas acolheram muito bem a proposta de criar grupos de estudo do Jovem Saber e reconheceram no programa uma boa estratégia na forma de trabalhar mais a coletividade e o empoderamento dos(as) estudantes.



“Está sendo uma grande realização para mim, pois desde a atualização do Jovem Saber a gente vem com este grande intuito de chegar com o programa em todos os espaços possíveis. E efetivar uma importante parceria como esta, por exemplo, nos deixa feliz, pois significa o enraizamento do programa”, comemora Mônica.

A secretária de Jovens e Políticas Sociais da FETAES também faz uma avaliação positiva da reunião com a EFA de Alfredo Chaves. “Essa reunião com a Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves é fruto de parcerias que estamos fazendo com o MEPES, com o objetivo de trabalhar em conjunto projetos voltados para a juventude rural. Temos grandes desafios para garantir a permanência da juventude no campo e as Escolas Famílias Agrícolas exercem papel importante na vida da juventude rural. Por isso, acredito que temos um importante passo com a decisão de formar turmas do programa Jovem Saber na Escola, com o apoio e o suporte do STTR de Alfredo Chaves, para implementar e ajudar na formação e organização da juventude rural. O objetivo da Secretaria de Jovens da FETAES, é fortalecer as parcerias e ampliar essa organização da juventude rural em todo o estado”, avaliou Taiza.

Mônica informou que a primeira iniciativa será a criação de um grupo com a turma do 2º ano do Ensino Médio e a proposta é expandir em breve o estudo para os municípios atendidos pela EFA. A dirigente da CONTAG que está crescente a demanda de criação de grupos do Jovem Saber em todo o País e que ela e sua assessoria têm se esforçado para divulgar o programa nas comunidades rurais e de acompanhar os grupos já formados e em desenvolvimento.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico