O Programa Jovem Saber é um processo de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical. Em 2018, a CONTAG investiu em um grande processo de atualização do programa, incluindo a sua marca, identidade visual, conteúdo, tecnologia e escutando a própria juventude rural.
Agora, os grupos de estudo estão sendo criados em todo o País e a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, tem se esforçado para divulgar o programa nas comunidades rurais e de acompanhar alguns grupos que já foram formados. “O nosso objetivo é divulgar o Jovem Saber em todo o Brasil, mostrando a importância do programa para a formação da juventude rural. Além disso, conseguimos fazer um diagnóstico sobre as principais demandas dos(as) jovens rurais”, explica a dirigente.
Nos dias 23 e 24 de abril, por exemplo, Mônica Bufon, a secretária de Jovens da FETAEG, Dalila dos Santos Gonçalves, e a presidenta do STTR de Niquelândia, Frabicia Gomes Barbosa, fizeram visitas às comunidades rurais de Raizama e de Julião Ribeiro e ao Instituto Tiradentes com a presença de jovens de acampamentos e assentamentos da região.
“Ficamos bem felizes ao ver que alguns dos jovens já estão inseridos em grupos do Jovem Saber. O programa está chegando sim às comunidades rurais e conseguimos fazer um bom diálogo sobre a formação das turmas e sobre o conteúdo do Jovem Saber. Também falamos da importância da organização da juventude para fortalecer o local onde moram. Conseguimos identificar que as demandas da juventude de Niquelândia é a organização da juventude, a saúde, esporte, educação, trabalhar a produção e comercialização, além de dar visibilidade aos agricultores e agricultoras familiares da região”, avalia Mônica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi