Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GERAÇÃO DE RENDA NO CAMPO
Jovem rural do Ceará melhora renda da família com venda de ovos caipiras pelo WhatsApp
WhatsApp

18 de Janeiro de 2019


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
geração de renda no campo

O tema da Sucessão Rural tem sido muito debatido nos últimos anos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). Quem irá ficar no campo no futuro se os governos não disponibilizarem políticas públicas, escolas, estradas, entre outras formas de geração de renda para a juventude rural?

Muitos(as) jovens saem por falta de oportunidade, mas a maioria tem vontade de seguir a profissão dos pais, dos avós, empreendendo e vivendo com renda e qualidade de vida. E com o acesso a tecnologias em várias regiões do País, é fundamental utilizar de forma correta e estratégica algumas ferramentas para divulgar massivamente os empreendimentos da agricultura familiar.

O jovem Mailson Moreira Bezerra, da comunidade de Riacho do Paulo, em Apuiarés/CE, é um exemplo de que é possível permanecer no campo, produzindo, com renda e qualidade de vida. Mas não foi e nem continua sendo fácil!

Mailson tem 25 anos, é filho de agricultores familiares, tem duas irmãs, e sempre se identificou muito com a vida no campo. “Tenho pertencimento e me sinto parte importante do desenvolvimento do meio rural”, disse com orgulho.

Há três anos, formou-se técnico em Agropecuária e teve várias oportunidades de exercer a profissão, mas todas as propostas foram para trabalhar fora do seu município. “Optei por ficar no meio rural e junto com a minha família empreender”, destacou.

A avicultura surgiu como alternativa de sistema produtivo, com baixo custo para implantação, retorno rápido e muito acessível para pequenas propriedades, tendo em vista que a família de Mailson tem apenas 4,5 hectares de terra para trabalhar. Mas, antes de optar pela Avicultura, o jovem fez uma pesquisa de mercado e identificou que era um bom ramo para investir no município.



Mesmo com planejamento, o começo foi desafiador. “Ao montar o meu empreendimento com cerca de 200 aves para postura e 150 aves para abate, já tinha fechado parceria com um comprador (nada formal) para os meus produtos – ovos e aves. Mas, quando chegou a hora da venda, a parceria não aconteceu, fazendo com que eu retornasse à estaca zero”.

Mailson poderia ter desistido logo no começo, mas foi resistente e teve capacidade de pensar em alternativas para não ter tanto prejuízo. E o “plano B” foi o que levou ao sucesso do seu empreendimento familiar.

“Comecei a vender para amigos e conhecidos, mas ainda não era o suficiente para escoar toda a produção, pois moro em um município pequeno, onde as pessoas preferem optar pelo preço baixo do que pela qualidade do produto. Através do WhatsApp comecei a divulgar meus produtos, onde inicialmente não deu grande resultado. Mas, posteriormente, quando meus amigos começaram a compartilhar a minha divulgação para outros contatos, apareceram muitos clientes, o que resolveu um dos fatores que mais limitam qualquer negócio: a comercialização”, explicou.



Atualmente, cerca de 80% dos clientes de Mailson fazem seus pedidos através do WhatsApp. E os clientes são todos do município de Apuiarés. A produção diária é de 100 a 120 ovos e, com o sucesso do empreendimento, a família já pensa em expandir o negócio. “A proposta é que esse ano a gente possa aumentar o número de aves para ampliar a nossa produção, tendo em vista o aumento da demanda”.

O MB Aves Caipiras é um empreendimento familiar. Como Mailson atualmente está secretário de Jovens do STTR de Apuiarés/CE, o que o impossibilita de estar o tempo todo na propriedade, os pais ficam diretamente ligados à produção, cuidando das aves, e o jovem e as duas irmãs ficam mais responsáveis pelas vendas e pela divulgação do produto. “Nós fazemos campanha, divulgamos a logomarca, enviando para amigos e possíveis compradores, e fazemos a entrega”.

As encomendas são feitas pelo WhatsApp (85) 99219-3021.



“Essa experiência do Mailson nos mostra que é possível sim permanecer no campo com renda, produzindo alimentos, ter qualidade de vida e ser feliz. Uma das prioridades da CONTAG tem sido organizar a produção dos nossos agricultores e agricultoras familiares, criando e fortalecendo as cooperativas e associações, gerando renda e buscando mercados para a comercialização dos produtos”, ressaltou Mônica Bufon Augusto, secretária de Jovens da CONTAG.



Cordel (Autoria: Mailson Moreira Bezerra)

Nos juntamos para discutir A tal sucessão rural Um tema muito importante Do sertão a capital Sobre a continuidade Da mais bela atividade Agricultura profissional

Muito tem se discutido A respeito desse tema Debates e discussões Nortearam esse dilema Se você vai ou se fica Para muitos é um problema

Muitos tratam a sucessão Como uma utopia Dizem que é sonho de futuro Que não aconteceria Que é melhor a capital Porque o meio rural Jamais evoluiria

Muito falta a juventude Que luta e ousa ficar Falta muito na saúde Também falta onde estudar Cultura, renda e lazer E se o jovem não se mexer Isso nunca vai mudar

Muita gente ainda fala Culpando a sociedade Diz que será sempre assim Que é a realidade Mas pra termos sucessão É preciso identidade Tem que ter pertencimento Gerar desenvolvimento Baseado na igualdade

Mas para isso acontecer Precisamos ser autores Escrevemos nossa história Mostrando os nossos valores Para sermos reconhecidos Como jovens decididos Jovens empreendedores

Pois a sucessão rural Deve ser vista de outra instância E deve ser trabalhada Desde cedo na infância Pois sei que assim prospera E tudo o que o jovem espera Virá sim em abundância

E agora para terminar E selar essa corrente Gostaria de chamar A juventude existente Para falarmos em coral A juventude rural Está sim aqui presente.

Juventude rural, presente! FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico