Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JAGUARIBE-APODI: PERÍMETRO É MO
JAGUARIBE-APODI: Perímetro é motivo de disputa de terras
WhatsApp

08 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
jaguaribe-apodi: perímetro é mo

Limoeiro do Norte. A região agrícola considerada a mais promissora do Estado - e uma das principais do Nordeste setentrional - é o berço de um problema que, há mais de uma década, se apresenta às autoridades sem que haja solução. Das centenas de pequenos, médios e grandes produtores que hoje atuam dentro do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, em Limoeiro do Norte, na região jaguaribana, nenhum possui título de posse das terras que ocupa ? nem mesmo as multinacionais agro exportadoras. Mais de 100 agricultores, ex-irrigantes, alegam que foram expulsos de suas terras para dar lugar ao projeto irrigado, que estaria beneficiando mais os grandes empresários. Há um mês e meio a Justiça Federal deferiu liminar exigindo que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) realize a demarcação de todas as terras da União. A intenção é acabar com o imbróglio, que está evoluindo para feroz disputa de terras.

A palavra "expulsão", usada pelos mais de 100 irrigantes que protestam direito pelas terras, deve ser usada no sentido mais conotativo possível. Isso porque, conforme o próprio presidente da Associação dos Ex-Irrigantes do Jaguaribe Apodi (Aija), José Maria Filho, os pequenos produtores, inclusive ele, foram forçados a sair pela falta de condições e infra-estrutura. O governo federal, via antigo DNOS (depois extinto para ser o atual Dnocs), para implantar o Projeto Irrigado Jaguaribe-Apodi, desapropriou, e indenizou, os agricultores, na maioria falidos pelas dívidas contraídas junto aos bancos e sem ter como pagar. Na oportunidade, médios e grandes produtores compraram terras dos pequenos, sob a garantia de também pagar as dívidas destes. Mas os "pequenos" acusam os "grandes" de não terem cumprido o acordo.

InformalToda essa negociação foi realizada informalmente, já que nem mesmo os irrigantes detinham títulos das terras. "A gente confiou que todos os que compraram as nossas terras honrassem o acordo, mas só alguns assumiram as dívidas no banco", reclama José Maria. O pequeno irrigante só percebeu a "traição" ao tentar contrair empréstimos bancários e ver que tinha o nome "sujo" no Banco do Nordeste, principal agente financeiro, desde a época da negociata. Assim, centenas de hectares são hoje cultivados promissoramente por médios e grandes empresários em terras pelas quais pequenos irrigantes contraíram altas dívidas.

"Mas não queremos tomar as terras de volta, o que a gente quer é poder trabalhar nas terras que estão ociosas". José Maria fala da segunda etapa do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, ociosa e com boa estrutura, mas que ainda não foi efetivada justamente pela burocracia, sendo o principal empecilho a falta de titulação das terras de quem faz parte da primeira etapa. Até mesmo Dnocs e a Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi (Fapija) reconhecem que o perímetro está irregular. Mas a concordância se dá no quesito falta de titulação das terras. No que se refere à expropriação dos pequenos produtores rurais, os governos Federal e Estadual têm feito vista grossa quando o assunto é concentração fundiária.

Segundo levantamento de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na Chapada do Apodi, do total de 116 produtores com áreas entre quatro e 16 hectares do projeto (num total de 768ha) no ano de 1992, apenas quatro deles, ou 3,4%, continuam no perímetro a partir de 2002, período em que se inicia a escala progressiva de crescimento agrícola na região e quando, de 255 produtores, apenas 11 deles concentravam 32% da área total de 4.060 hectares, alguns com extensões de terra que chegavam a 490 hectares. O faturamento na Chapada foi de R$ 60 milhões em 2007.

Acatando Ação Civil Pública pelo procurador geral da República, Samuel Miranda Arruda, no dia 20 de fevereiro deste ano, o juiz Federal Francisco Luiz Rios Alves, da 15ª Vara Federal, em Limoeiro do Norte, deferiu liminar determinando "com urgência" que o Dnocs realize a identificação de toda a área desapropriada "de maneira que não deixe quaisquer dúvidas quanto a extensão e localização do patrimônio fundiário do Dnocs no projeto Jaguaribe-Apodi", diz o documento, que também pede a identificação dos ocupantes, discriminando-se a extensão, titulação, finalidade e período de ocupação.

Há duas semanas venceu o prazo de 30 dias dado pela Justiça Federal para o início da demarcação sem que nada fosse feito. O Departamento garantiu à reportagem que designará uma equipe para avaliar o caso. Será a segunda comissão em dois anos.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Dnocs realizará a demarcação do local

Limoeiro do Norte. Quando o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi criado, substituindo o antigo DNOS, a problemática de expropriação, indenização e dívidas envolvendo os ex-irrigantes do projeto Jaguaribe-Apodi já tinha se consumado. Mas como este órgão federal é quem coordena a região agrícola também é dele a responsabilidade de dar o título da terra a quem é de direito e evitar possíveis abusos fundiários por parte de grandes empresas. Em reunião na sede do órgão em Fortaleza, na noite da última quarta-feira, ficou decidida a nomeação de uma comissão de regularização fundiária para resolver o questionamento de terras em Limoeiro do Norte.

A intenção do superintendente do Dnocs, Elias Fernandes, é investigar todas as titulações de terras, saber quem foi indenizado, para desobstruir os obstáculos para a segunda etapa do projeto. "Este é um problema antigo que nós temos profundo interesse em resolver. A região da Chapada do Apodi tem grande importância não só para o Ceará como todo o Nordeste. É uma área que está dando certo e precisamos iniciar a segunda etapa", afirma Elias Fernandes. O primeiro passo será, a partir da semana que vem, a visita da comissão nomeada por ele aos cartórios de Limoeiro em que estão registradas as indenizações e as posses de terra - quem as possui.

PropostaA proposta do departamento é desapropriar uma área de dois mil hectares vizinha ao perímetro irrigado. Como compensação, os ex-irrigantes ? que possuíam média de oito hectares quando expropriados ?, ficariam com aproximadamente 40 hectares, cada, para produção em regime de sequeiro. A proposta foi ouvida com exclusividade pela reportagem e ainda será levada para negociação direta com a Associação dos Ex-Irrigantes do Jaguaripe-Apodi (Aija). Para um de seus membros, o ex-produtor Reinaldo Rogério, "se for essa a proposta do Dnocs, 40 hectares é uma área suficiente. Mas é preciso localizar essa área e ter a posse oficializada dela. Sem título a terra não vale nada", afirma, esperando que "isso não sirva de retalho para diminuir a importância da demarcação de terras hoje ocupadas", salienta.

Há mais de dois anos, em 14 de fevereiro de 2006, o Dnocs, na época dirigido pelo cearense Eudoro Santana, nomeou uma comissão pare resolver a regularização do projeto em questão. Dois anos depois, o ato se repete. Conforme o juiz federal, Francisco Luis, que pediu neste ano a demarcação pelo Dnocs, a não solução das lides quanto posse e propriedade deixou os "referidos terrenos sujeitos à especulação comercial em detrimento do interesse público", além das famílias envolvidas sujeitas "a toda sorte de especulação e ameaça de empresas interessadas na exploração da área, conforme fartamente comprovado nos autos", afirma o magistrado no documento da Justiça Federal de Primeira Instância.

GarantiaO diretor Elias Fernandes garante que se grandes empresas estiverem se apropriando indevidamente de terras da União "vamos expulsá-las". Conforme uma especialista do Dnocs, que pediu para não ser identificada, a questão fundiária na Chapada do Apodi "envolve muitos interesses que nem sempre as grandes instituições estão dispostas a intervir", comenta. A referência se dá desde os supostos abusos de grandes empresários à, até mesmo, possível especulação que possa existir de alguns ex-irrigantes que desistiram da região antes desvalorizada e que hoje configura numa das promissoras da região Nordeste.

Mais informações: Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija) - Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte. (88) 3423.1386

FONTE: Diário do Nordeste - 07/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico