A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) expressa seus sentimentos de profunda tristeza e pesar pela morte da secretária da Terceira Idade da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas (FETAGRI-AM) e presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manaquari/AM Izete Rodrigues Rabelo, ocorrida nesta terça-feira (12), em Manaus/AM, após uma parada cardiorrespiratória provocada pela Covid-19.
Dona Izete como popularmente era conhecida, foi a primeira mulher presidenta da FETAGRI-AM (2007-2011), onde renovou o mandato de (2012-2014).
No seu histórico de luta pelos povos do campo, da floresta e das águas, Izete também foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/AM), presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Manaquiri/AM e atualmente estava diretora técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável dos Trabalhadores da Amazônia (IDEST).
A dirigente sindical e agricultora familiar ainda disputou para o cargo de vereadora nas eleições municipais de Manaquiri de 2010 e 2016, e estava pré-candidata a vereadora nas eleições de 2020.
Dona Izete se despede deixando um legado marcado pelo fortalecimento da ação e prática sindical, pelo protagonismo e empoderamento das mulheres rurais e pela defesa da agricultura familiar e do extrativismo amazonense.
Izete deixa esposo, 3 filhos e 5 netos. Em decorrência da pandemia do Coronavírus não haverá velório e o sepultamento será na cidade de Manaus/AM.
Diante desta triste perda e do aumento de casos de Covid-19 na zona rural brasileira, a CONTAG reforça a orientação para que todos os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares tomem as devidas precauções para evitar a contaminação e propagação do corovírus.
Hoje, temos no Brasil 173 mil casos e 12.062 mortes.
Izete, presente!
Direção da CONTAG FONTE: Direção da CONTAG