Entre 20 e 21 de fevereiro foi realizado o IV Fórum Mundial Campesino, coordenado pelo FIDA, onde estiveram envolvidas as organizações camponesas dos continentes Africano, Asiático, Europeu e Latino-americano. Este fórum foi realizado no mesmo período da 35ª sessão do Conselho de Administração do FIDA.
As discussões do fórum trataram principalmente de uma avaliação das ações do FIDA nos países e a definição de estratégias para o futuro, a partir do ponto de vista de organizações de agricultores. Também aconteceram reuniões paralelas para tratar dos temas: agricultura sustentável e agroecologia, pesca sustentável, desenvolvimento institucional, sustentabilidade financeira das organizações de agricultores familiares e participação na Conferência Rio +20.
No 18 de fevereiro, antecipando as atividades do IV Fórum Campesino, foi realizada a sessão especial sobre "Juventude e Agricultura", que construiu recomendações para o FIDA, para os governos e organizações de agricultores, com a intenção de fortalecer a participação da juventude rural na agricultura familiar para a construção do desenvolvimento sustentável.
Durante o IV Fórum Campesino, os cinco líderes presentes da COPROFAM agiram muito forte através da conversa na mesa na abertura, nas intervenções nos grupos de trabalho e no plenário e através de Carta-Proposta para o Fórum Campesino, que tratava de uma análise de cenário da agricultura familiar no Mercosul Ampliado e também apresentou recomendações. Os líderes enfatizaram a necessidade de os governos gerassem políticas de fortalecimento da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena, que desempenha um papel vital na vida econômica, social, cultural e ambiental, que é também a base para a produção sustentável de alimentos para a segurança alimentar, gestão ambiental da terra e sua biodiversidade. Neste sentido, destacaram a importância do Ano Internacional da Agricultura Familiar para um debate mais aprofundado. FONTE: Coprofam