Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ITURAMA E REGIÃO RECEBEM INSUMO
Iturama e região recebem insumos do Minas Sem Fome
WhatsApp

04 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
iturama e região recebem insumo

Nesta quinta-feira (1º de novembro), o Programa Minas Sem Fome realiza entrega de insumos agrícolas no município de Iturama, no Pontal do Triângulo Mineiro. Neste dia, também serão beneficiados produtores dos municípios de Frutal, Itapagipe, São Francisco de Sales, União de Minas, Limeira do Oeste e Carneirinho.

Até o final do ano, produtores de 24 municípios do Triângulo Mineiro receberão 810 sacas de sementes de milho, 293 de feijão e 33 de arroz, além de 393 kits de mudas para formação de pomares, compostos de várias espécies cada um. O evento desta quinta-feira acontecerá às 10h30min, na Prefeitura Municipal de Iturama (Avenida Alexandrita, 1.314, Jardim Eldorado).

O Minas Sem Fome, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), é um Projeto Estruturador do Governo do Estado e tem o objetivo estratégico de garantir a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão na cadeia produtiva.

Os beneficiários do programa são pessoas das áreas rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizadas por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo.

A meta do programa Minas Sem Fome em 2007 é beneficiar cerca de 116.180 famílias com lavouras comunitárias, pomares, apicultura, agroindústrias, tanques de expansão para resfriamento de leite, capacitação de produtores e formação de hortas urbanas.

As próximas entregas estão programadas para São Francisco (Norte de Minas), Campina Verde, no Triângulo, Alto Paranaíba, Várzea da Palma e para municípios da região de Teófilo Otoni (Jequitinhonha). "A distribuição dos insumos está sendo feita numa época oportuna para o plantio, com o início das chuvas", ressalta o presidente da Emater-MG, José Silva Soares, que é o gerente executivo do Minas Sem Fome, indicado pelo governador Aécio Neves.

No último sábado (27), José Silva participou, em Rio Piracicaba (Região Central), da assinatura do convênio entre a Emater-MG e a Associação Apícola (Apinel), com entrega de sementes de milho e feijão e dos certificados de capacitação de produtores na formação e condução de pomar doméstico. Participaram da cerimônia o prefeito de Rio Piracicaba, Antônio José Cota, o presidente da Apinel, Ítalo Alves Guedes, apicultores e produtores rurais, técnicos regionais da Emater-MG, entre outras autoridades.

"Agora, o Programa Minas Sem Fome entra numa fase de se consolidar como política pública. Estamos cada vez mais fortalecendo a parceria do Governo com a sociedade civil. Há um amadurecimento do programa, cada vez a sociedade está mais informada sobre as ações e acompanha os resultados", ressalta o presidente da Emater-MG.

"Nesta nova fase, o Minas Sem Fome inclui a formação dos jovens rurais e passa a ter ações mais sustentáveis, como as agroindústrias, a apicultura e os pomares. Nossa intenção é de que, no futuro, não seja mais necessário distribuir insumos, pois as próprias comunidades agora beneficiadas serão capazes de garantir o processo produtivo", explica José Silva.

APOIO DA BANCADA MINEIRA

O presidente da Emater-MG ressalta que o Governo de Minas destinou R$ 10 milhões para as ações do Minas Sem Fome em 2007. "Com esses recursos, podemos atender apenas 10% a 12% da demanda. Mas e stamos na expectativa da liberação, ainda este ano, de R$ 14 milhões do Orçamento da União, conforme emenda apresentada pela bancada mineira no Congresso. O Minas Sem Fome é uma das cinco emendas propostas para Minas Gerais. Com mais esse aporte, poderemos atender até cerca de 24% dos projetos apresentados pelas comunidades", explicou José Silva.

O prefeito de Rio Piracicaba destacou a importância do programa para o produtor rural. "Se tiver uma motivação do pequeno produtor rural e começar a desenvolver os movimentos, ele vai necessitar de menos ajuda e vai crescer por si próprio", ressaltou Antônio Cota.

Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Caxambu, Geraldo Figueiredo Cota, o programa "representa um grande desenvolvimento para a região e é muito bom para gerar emprego e renda". No município, foram entregues equipamentos para beneficiamento do mel produzido na região, o que deverá contribuir para aumentar o valor agregado do produto e a renda dos apicultores. FONTE: Correio de Uberlândia Online ? MG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico