Vai até hoje (1°),em São Mateus (ES), o XVIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (XVIII Conird). O tema deste ano é "O equilíbrio do fluxo hídrico para uma agricultura irrigada sustentável". Durante o evento - promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de São Mateus - foram debatidos temas como a reservação e o manejo dos recursos hídricos para maximizar o atendimento da agricultura irrigada ao longo do ano.
A conferência de abertura do XVIII Conird será feita pelo inglês Peter Lee, presidente da International Comission on Irrigation and Drainage (ICID), organização não-governamental internacional com sede na Índia e da qual a ABID é o comitê nacional brasileiro.
A ICID possui 105 países associados e promove diversas atividades em torno da agricultura irrigada e sobre temas relacionados a recursos hídricos, irrigação, drenagem e controle de enchentes. Peter Lee também é presidente do Programa Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Irrigação e Drenagem (IPRID), sediado na Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), em Roma.
Programação - Além da conferência inaugural, estavam previstas mais três conferências e três seminários com temas que vão desde a importância da água para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada e as formas para que os produtores possam utilizá-la cada vez melhor até a fruticultura e cafeicultura irrigadas.
Nos dias 31/7 e 1º/8, dois dias de campo abordam os principais temas ligados à agricultura irrigada no Espírito Santo, com foco no manejo dos recursos hídricos e da irrigação e drenagem, represas de médio e pequeno portes, cafeicultura irrigada, cadeia da fruticultura irrigada, entre outros temas.
O XVIII Conird contará com a presença de autoridades dos governo federal, estadual e municipal, técnicos, representantes de segmentos industriais e dos produtores, proporcionando assim um abrangente campo de interações entre os diversos elos das cadeias produtivas com base na agricultura irrigada.
O evento tem o apoio de várias instituições da iniciativa privada, especialmente dos irrigantes do Estado do Espírito Santo, do Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica (Incaper) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). FONTE: Embrapa