De São Paulo
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciaram ontem uma união de forças para promover o programa de álcool combustível no mercado internacional. Em um investimento conjunto de R$ 16,5 milhões, as duas entidades deverão desenvolver projetos globais para o etanol.
O programa tem como alvo os países da América do Norte, Europa e Ásia. O escritório de representação da Unica, instalado em Washington, nos EUA, deverá dar início aos trabalhos. O mesmo deverá ser feito na Europa quando a Unica instalar sua base em Bruxelas e outro na Ásia, ainda sem local definido.
Segundo Marcos Jank, presidente da Unica, há um grande potencial a ser explorado no mercado internacional. "O Brasil detém 60% do mercado livre de álcool. Hoje a produção mundial está em 50 bilhões de litros, com o país produzindo 22 bilhões. Os EUA deverão aumentar a produção, mas vão precisar importar o combustível para atender suas necessidades", disse o dirigente.
No início de março, a Unica e Apex participam de uma conferência nos EUA sobre energia renováveis, entre os dias 3 e 7. Na Europa, o tema será discutido durante o World Biofuels Markets Congress, em Bruxelas, entre os dias 12 e 14. A participação nesses eventos servirá como oportunidade para o Brasil divulgar as vantagens do álcool à base de cana.
A expectativa é de que a produção de cana no Brasil fique em 487 milhões de toneladas em 2007/08, com uma oferta de 30,6 milhões de toneladas de açúcar e 22 bilhões de litros de álcool, segundo a Unica. No Nordeste, a safra de cana ficará em 60 milhões. (MS) FONTE: Valor Econômico ? SP