Educadores da Enfoc voltam para as cadeiras de formação durante oficina da rede de colaboradores Desde quarta-feira (06), cerca de 20 educadores populares que integram a rede de colaboradores da Enfoc estão reunidos na Contag, em uma oficina de construção do II módulo do curso nacional, que acontece em novembro.
Dessa vez os educadores (as) que viajam o Brasil inteiro na militância da formação sindical da Contag assumiram o papel de alunos (as) para ajudar na sistematização e construção da matriz pedagógica do curso nacional da Enfoc.
A oficina organizada pela Secretaria de Organização e Formação Sindical da Contag termina nesta quinta-feira à tarde (07), e os trabalhos estão sendo coordenados pelos assessores Amarildo Carvalho de Souza, Iara Duarte Lins e Raimunda Oliveira Silva.
“A oficina confirmou o comprometimento das pessoas com a escola e é importante porque o grupo está trazendo avaliação das atividades estaduais e discutindo também a agenda de dois grandes eventos que ocorrem em novembro, que são o curso de formação política para mulheres e a terceira turma do 2º módulo do curso nacional de formação política sindical”, afirmou o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Souto.
Segundo o sindicalista, a rede está aproveitando a oportunidade para discutir uma agenda comum já para 2011. Para a educadora popular Célia Watanabe, o debate contribui para a sistematização de uma forma mais contextualizada com a realidade do grupo. “Essa oportunidade nos ajuda a escolher temas que dêem conta da compreensão de um desenvolvimento rural sustentável e que ajude na prática sindical”, diz.
Já o educador popular Paulo Afonso aponta o diálogo entre os colaboradores como forma de pensar a formação em sua totalidade e não apenas na temática de cada educador. “Além disso, os trabalhadores rurais têm suas particularidades que precisam ser consideradas na hora de programar o curso de formação”, considera. FONTE: Suzana Campos e Danielle Santos, Agência Contag de Notícias