Vai até esta quarta-feira (27) no Centro de Estudo Sindical da CONTAG em Brasília-DF, o Coletivo de Secretários (as) Gerais da CONTAG com a presença de dirigentes sindicais de aproximadamente 20 Federações que compõem o sistema CONTAG.
O Coletivo é pensado pela CONTAG como um espaço onde os secretários (as) Gerais das Federações, Sindicatos e da Confederação podem compartilhar análises sobre a atual cenário e tendências; Ações e Desafios para Secretaria Geral; Planejamento estratégico da CONTAG; Plano Sustentar; Plenária de Avaliação dos Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG, entre outros temas diretamente ligados a pasta da Secretaria Geral.
Ainda nesta terça-feira (26), na abertura do Coletivo, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a importância da Secretaria Geral na implementação das demais ações estratégicas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Sejam muito bem vindas e bem vindos ao Encontro do Coletivo de Secretários (as) Gerais da CONTAG. Um excelente espaço para discutir, debater e planejar as ações da Secretaria Geral”.
O presidente da Confederação, ainda destacou em sua fala um pouco do balanço do Grito da Terra Brasil, 3º Festival da Juventude Rural, 5ª Marcha das Margaridas e enalteceu a força do MSTTR ao longo dos seus 51 anos de militância.
“Precisamos ficar juntas (os) para se fortalecer enquanto secretários (as) gerais e consequentemente avançarmos com as bandeiras de luta do MSTTR”, destacou a secretária Geral da CONTAG, Dorenice Flor, ao fazer uso da fala.
Presentes também na reunião do Coletivo, o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Juraci Souto e o deputado estadual do Rio Grande Sul, Elton Weber também contribuíram com importantes falas políticas que incentivaram os dirigentes sindicais presentes a permanecerem firmes na sustentação das ações desenvolvidas em nome dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil.
Uma Secretaria de Sustentação e Política!
A Secretaria Geral tem papel fundamental na sustentação das diversas ações desenvolvidas pelo MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), desde as ações internas, geralmente mais burocráticas, até as externas, que quase sempre têm caráter de reivindicação de direitos, cidadania, justiça, igualdade e, acima de tudo, dignidade para os povos do Campo, da Floresta e Águas.
É perceptível o esforço de cada um (a) que integra a pasta em atender, da melhor forma, as demandas encaminhadas pelas outras Secretarias. Isto porque há um entendimento de que é necessário um esforço conjunto para que as bandeiras de luta do MSTTR sejam implementadas.
É exatamente a partir de tais desafios, que a Secretaria Geral a cada ano vem deixando de ser uma simples pasta burocrática, para também desenvolver mais fortemente seu papel político dentro da nossa Organização Sindical.
Desta forma, a disputa de Projeto Político para o Brasil também são desafios para avaliarmos. Assim precisamos lutar pela a Reforma Política, para que tenhamos de fato uma alternância de poder com a ocupação de pessoas dos movimentos sociais, sobretudo do campo em lugares estratégicos de transformação do país.
Pontuamos ainda como grande entrave no Brasil a Regulamentação da Mídia, que tem como principais pontos: Impedir a formação de monopólio; Propriedade cruzada dos meios de comunicação; Veto à propriedade de emissoras de rádio e TV por políticos, entre outros temas desafiadores para o MSTTR e demais Movimentos Sociais.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes