Da Assessoria
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras chegou a Mato Grosso. A partir do dia 25 (próxima terça-feira) o Arca das Letras começa a ser implantado em 12 comunidades rurais da Baixada Cuiabana e três em São José dos Quatro Marcos. O programa foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.
A Arca das Letras tem uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade. De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados. Em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de penitenciárias por trabalhadores sentenciados, que recebem bolsas de trabalho e reduzem suas penas.
A implantação do Programa Arca das Letras na Baixada Cuiabana tem o apoio do Instituto Creatio, cuja equipe é articuladora do Conselho Territorial da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana (Contaf-BC). As comunidades contempladas na Baixada Cuiabana são: Gleba Baús e Chapéu do Sol, no município de Acorizal; Novo Mato Grosso e Mutum, em Jangada; Projeto de Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande; Sangradouro, Pontal da Glória e Vale Abençoado, em Santo Antonio de Leverger; Vila Recreio e Porto Brandão I, em Barão de Melgaço; e Paulo Freire e 28 de Outubro, em Campo Verde.
A equipe da Arca das Letras chega a Cuiabá no próximo dia 25 (terça-feira) para implantar o programa e capacitar os agentes de leitura da Baixada Cuiabana. A programação, que prossegue no dia 26, inclui a capacitação de 24 agentes, a entrega das arcas e a diplomção dos agentes.
Cada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.
O Programa articula ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, que publicam livros ou produzem informações de interesse para as pessoas que vivem no meio rural. Também integra recursos dos Estados e Municípios a fim de criar condições adequadas para a implantação das bibliotecas. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País.
Como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, a Arca das Letras vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural. As Arcas são fabricadas nas Penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN, Fortaleza/CE, Vila Velha/ES, Curitiba/SC, Chapecó/SC, na Fundação Pão dos Pobres/RS no Centro de Profissionalização Itegrado do Piauí/Secretária de Estado da Educação e em alguns municípios por iniciativa das Prefeituras. FONTE: O Documento ? MT