Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INSTITUTO CREATIO ARTICULA A IM
Instituto Creatio articula a implantação de biblioteca rurais na Baixada Cuiabana
WhatsApp

20 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
instituto creatio articula a im

Da Assessoria

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras chegou a Mato Grosso. A partir do dia 25 (próxima terça-feira) o Arca das Letras começa a ser implantado em 12 comunidades rurais da Baixada Cuiabana e três em São José dos Quatro Marcos. O programa foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

A Arca das Letras tem uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade. De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados. Em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de penitenciárias por trabalhadores sentenciados, que recebem bolsas de trabalho e reduzem suas penas.

A implantação do Programa Arca das Letras na Baixada Cuiabana tem o apoio do Instituto Creatio, cuja equipe é articuladora do Conselho Territorial da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana (Contaf-BC). As comunidades contempladas na Baixada Cuiabana são: Gleba Baús e Chapéu do Sol, no município de Acorizal; Novo Mato Grosso e Mutum, em Jangada; Projeto de Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande; Sangradouro, Pontal da Glória e Vale Abençoado, em Santo Antonio de Leverger; Vila Recreio e Porto Brandão I, em Barão de Melgaço; e Paulo Freire e 28 de Outubro, em Campo Verde.

A equipe da Arca das Letras chega a Cuiabá no próximo dia 25 (terça-feira) para implantar o programa e capacitar os agentes de leitura da Baixada Cuiabana. A programação, que prossegue no dia 26, inclui a capacitação de 24 agentes, a entrega das arcas e a diplomção dos agentes.

Cada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

O Programa articula ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, que publicam livros ou produzem informações de interesse para as pessoas que vivem no meio rural. Também integra recursos dos Estados e Municípios a fim de criar condições adequadas para a implantação das bibliotecas. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País.

Como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, a Arca das Letras vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural. As Arcas são fabricadas nas Penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN, Fortaleza/CE, Vila Velha/ES, Curitiba/SC, Chapecó/SC, na Fundação Pão dos Pobres/RS no Centro de Profissionalização Itegrado do Piauí/Secretária de Estado da Educação e em alguns municípios por iniciativa das Prefeituras. FONTE: O Documento ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico