Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVIDÊNCIA
INSS recebe as reivindicações da Contag
WhatsApp

23 de Abril de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
previdência

Na manhã desta segunda-feira (23), representantes da Contag se encontraram com representantes dos Ministérios da Previdência e do Planejamento, além do INSS, para discutir os problemas que trabalhadores e trabalhadoras rurais enfrentam para acessar benefícios previdenciários. A Contag entregou a pauta de reivindicações ao presidente do INSS, Valdir Simão.

O INSS se comprometeu em negociar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retomada da urgência constitucional do PL 6852/06. O projeto, de autoria do Executivo, foi negociado com a Contag e estabelece regras claras para a aposentadoria dos rurais. A urgência constitucional dá prioridade na votação do projeto. Neste caso, a apreciação da matéria torna-se obrigatória e mais ágil, pois, se não for votada em 45 dias, tranca a pauta de votações da Câmara dos Deputados ou do Senado.

Assalariados- Desde julho de 2006, trabalhadores que não têm vínculo formal de emprego estão sem cobertura previdenciária. A Medida Provisória 312, transformada na Lei nº 11.368/06, tentou solucionar a questão. Mas devido à redação da lei, o problema permaneceu. Por isso, às 16 horas desta segunda-feira (23), a Contag volta a se encontrar com o secretário de Previdência Social, João Donadon, para discutir o conteúdo de uma portaria que resolva a situação desses trabalhadores. A idéia é que a portaria seja publicada na quarta-feira (25).

Em janeiro de 2007, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou portaria que formou grupo interministerial para estudar uma adequação nas relações de trabalho de curta duração no campo. Na reunião, ficou acertado que o Ministério da Previdência vai procurar o MTE para participar das discussões do grupo. A idéia é definir propostas que solucionem, em longo prazo, a situação desses trabalhadores.

Atendimento- Mais agilidade no atendimento é uma das principais reivindicações das manifestações desta segunda-feira. Segundo a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, há estados em que o atendimento demora mais de oito meses, após o agendamento eletrônico. "Na Bahia, há casos marcados para 2008", lamentou a dirigente.

Para solucionar o problema, a Contag exigiu que fosse feita uma força-tarefa. "Vamos definir um plano de ação nos locais mais críticos e criar um grupo de trabalho para analisar coletivamente esses processos. Se for necessário, pediremos reforço orçamentário ao Ministério do Planejamento", respondeu o presidente do INSS, Valdir Simão. Ficou marcada para amanhã (24) reunião entre Contag e Diretoria de Atendimento do INSS para elaboração do plano com base nas reivindicações feitas pelos estados.

O representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), José Geraldo Diniz, se colocou disponível para solucionar as demandas do INSS. Ele explicou como é feita a distribuição e o contingenciamento de verbas entre os ministérios. O INSS também divulgou que vai realizar, nos próximos meses, um concurso público para contratação de 8 mil servidores até 2010. Dois mil devem ser recrutados ainda em 2007.

A reunião desta segunda-feira deu início às negociações do Grito da Terra Brasil, previsto para o próximo dia 21 de maio. "Essa conversa agora foi só uma colocação de intenções na mesa. Esperamos que respostas concretas venham até o final da semana com as outras reuniões, avaliou Alessandra Lunas. Também participaram da reunião o secretário de Assalariados e Assalariadas rurais da Contag, Antônio Lucas, a coordenadora nacional de Trabalhadoras Rurais, Carmen Foro, e o secretário-geral da confederação, Davi Wilkerson.

Fonte: Angélica Cordova Agêncai





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico