Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INSS QUER MUDAR IMAGEM E EVITAR
INSS quer mudar imagem e evitar mais ações judiciais
WhatsApp

31 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
inss quer mudar imagem e evitar

31/01/2008

Acusado de incentivar invasões de terra, o ministro da Previdência, Luiz Marinho, partiu para o contra-ataque. "Trata-se de ranço ideológico das famílias tradicionais que sempre pensaram e sempre vão pensar assim." Num governo freqüentemente acusado de decidir com viés ideológico, o ministro disse que apenas cumpriu decisões judiciais e que, a partir de agora, fará o possível para que a Previdência deixe de ser o maior "cliente" do Judiciário.

Marinho deve se acertar, nos próximos dias, com o advogado Geral da União, José Antonio Toffoli, sobre uma dúzia de situações em que a Previdência deixará de recorrer de decisões do Judiciário. Na realidade, a idéia é que o INSS passe a atender as demandas dos segurados, já no seu guichê de atendimento, nos termos de decisões que já foram tomadas pela Justiça. Ele quer evitar recursos protelatórios e novas ações.

"Somos vistos como uma instituição que dificulta ao acesso ao direito e que obriga o cidadão a ir à Justiça", disse Luiz Marinho. "É uma imagem péssima da Previdência." Segundo o ministro, o que está fazendo é desburocratizar e economizar recursos públicos. A União é o maior cliente de Judiciário e, nesse universo, a Previdência é o órgão mais demandado. É essa situação que o ministro diz querer mudar. "Não se trata de conceder aposentadoria para invasor", diz.

Segundo Marinho, o parecer da Previdência que embasou a publicação da Medida Provisória 410, de 28 de dezembro de 2007, não defendeu a concessão de direitos previdenciários para invasores de propriedades. "Estamos falando de um cidadão que trabalha na terra, que produz, vende, comercializa, independentemente se é dono da terra, arrendatário, meeiro ou posseiro", disse. Essa questão da titularidade da terra é, segundo o ministro, de outro departamento, não Previdência.

"De que adianta eu ficar negando e o Judiciário mandando pagar?", pergunta Marinho. "Se querem questionar alguém, critiquem os constituintes de 1988. Eles definiram que é assim. Não fiz a lei, não fiz a Constituição. Estou somente aplicando-a. Não adianta brigar com a realidade."

O ministro da Previdência irritou-se com argumentos apresentados contrários ao parecer. "Aí vem um mais reacionário e diz que, agora, o estuprador, o seqüestrador, o marginal e o Fernandinho Beira-Mar vão pedir para contar o tempo de cadeia. Até parece que seqüestrador se equipara a trabalhador rural. Pelo amor de Deus! Quer dizer que trabalhador rural é marginal, é bandido?" No caso de Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena em penitenciária de segurança máxima, Marinho insiste: "Se ele contratou uma doméstica, pagou, registrou, devo dar aposentadoria para a doméstica. Se o Beira-Mar contribuir 35 anos como autônomo, dou aposentadoria para ele ou não?", questiona, antes de arrematar: "A lei não diz que, se for criminoso, mesmo tendo pago, não recebe".

Em conjunto com a AGU, o Ministério da Previdência deve expedir uma dezena de súmulas para orientar a ação da Previdência e de seus procuradores. Um caso que a Previdência sempre perde no Judiciário: o trabalhador rural comprova essa condição, por exemplo, nos anos de 1998 e 1999, quando tirou a carteira de identidade e o título de eleitor e declarou sua atividade. Mas a Previdência não conta os anos seguintes, de 2000 a 2010, se não houver prova documental. Ela também não aceita testemunhas, prova que a Justiça considera em suas sentenças. O ministério vai agora se ajustar ao que já foi decidido pela Justiça.

Mas Luiz Marinho não concordou com outra proposta da Procuradoria: contar o tempo de serviço de pessoas que trabalharam entre os 12 e os 16 anos de idade. "A Constituição diz que pode trabalhar a partir dos 16 e não a partir dos 12. Não posso concordar com isso. Vão ter que me convencer". (RC e AG) FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico