O início do curso está programado para o dia 17 de outubro e deverá acontecer durante toda a semana. O número de vagas será limitado a 50 participantes que terão direito a certificados após a conclusão do curso, que é realizado em 3 módulos. Curso será realizado, preferencialmente, para os presidentes ou tesoureiros dos STTRs e deverá contemplar lideranças que ainda não participaram da Escola de Formação.
A Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) já está inscrevendo as lideranças interessadas em participar da 6ª turma da sua Escola de Formação (Efor).
O início do curso está programado para o dia 17 de outubro e deverá acontecer durante toda a semana. O número de vagas será limitado a 50 participantes que terão direito a certificados após a conclusão do curso, que é realizado em 3 módulos. Os módulos seguintes acontecerão nos períodos de: 5 a 9 de dezembro de 2016 (2º módulo) e 6 a 10 de fevereiro 2017 (3º módulo).
Segundo a secretária geral e coordenadora da Efor-PB, Cleide Araújo, este curso será realizado, preferencialmente, para os presidentes ou tesoureiros dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). “O intuito, durante esta formação, é dar um destaque maior a questão da prestação de contas e organização interna dos Sindicatos, orientando-os sobre a formulação de arquivos, atas, realização de assembleias, etc”.
Cleide destaca ainda, que o curso deverá contemplar as lideranças que ainda não participaram da Escola de Formação. “Quem já fez não poderá participar novamente, pelo fato de já constarem no sistema da Escola Nacional de Formação (Enfoc)”, finalizou.
Em 2016, passaram pela Efor-PB, 3 turmas: a 4ª turma que iniciou a formação em 2015 e se formou no início do ano; a 5ª turma, exclusiva para mulheres que iniciou e concluiu este ano; e a 6ª turma que iniciará em outubro.
O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o email de cleide@fetagpb.org.br.
Espaço de Formação - Fundada em julho de 2008, a Efor-PB tem como objetivo proporcionar às lideranças do MSTTR uma reflexão sobre o real papel do movimento sindical na conjuntura atual, revendo algumas estratégias que de fato viabilizem o desenvolvimento sustentável e solidário do campo. É também uma demanda da Escola Nacional de Formação iniciada pela Contag, em 2006, criada para atender a necessidade de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-PB - Neudja Farias