Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA VAI A DEBA
Inovação tecnológica vai a debate
WhatsApp

11 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
inovação tecnológica vai a deba

11/10/07SETOR PRODUTIVO > SEMINÁRIO REUNIU EMPRESARIADO REGIONAL ONTEM NA UNIVERSIDADE

Cerca de cem empresários, professores e acadêmicos de toda a região lotaram ontem, entre o fim da tarde e o começo da noite, o auditório do bloco 53 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) durante o seminário Recursos para Inovação na Empresa - Uma estratégia de crescimento. Promovido pela Unisc, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Associação Comercial e Industrial (ACI), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Jovens Empresários (Ajesc) e Prefeitura, o evento levantou o debate sobre a necessidade de as empresas inovarem tanto a gestão quanto a produção e como obter apoio técnico e financeiro para essa exigência do mercado.

O consultor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Joel Weisz, veio do Rio de Janeiro para detalhar ao empresariado regional os mecanismos à disposição hoje no País para que as empresas consigam inovar. "Inovar não é apenas investir em máquinas e equipamentos. É melhorar o produto e a gestão, agregando valor à produção e tornando a empresa cada vez mais competitiva no mercado", salientou o especialista, incentivando que "as empresas têm que investir no desenvolvimento de tecnologias. É disso que depende a competitividade".

Defendendo que as empresas devem buscar todo apoio possível para investir em inovação, Weisz destacou que há muitos mecanismos públicos, como financiamentos e incentivos técnicos e fiscais disponíveis. "A carga tributária já é alta. Se a empresa não se beneficiar, poderá até pagar tributo que não precisa, onerando assim a produção. Antes de inovar é preciso se informar sobre tudo que existe nessa área e que pode beneficiar a empresa", aconselhou. O consultor listou, por exemplo, que o BNDES lançou recentemente linhas específicas de crédito para o empresário investir em inovação. "Ná área fiscal há vários incentivos, principalmente, na chamada MP do Bem", acrescentou.

O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou que a inovação, ao lado do planejamento e da visão de mercado, são hoje três princípios básicos para se obter sucesso no mercado. "Incertezas e grau de risco fazem parte do processo econômico, mais ainda quando se fala em inovação", comentou, listando algumas das várias iniciativas da Unisc em parceria com entidades e órgãos governamentais para fomentar a inovação tecnológica. Os dois cases apresentados durante o seminário - Produção e avaliação de biodiesel de óleo de girassol produzido em sistema contínuo, financiado pela Finep em parceria com a Sur Engenharia e Tramontini; e Idealogic Software, empresa estabelecida na Incubadora Tecnológica - têm participação da universidade.

CARGA TRIBUTÁRIA

Para o empresário e vice-presidente regional da Fiergs, Flávio Haas, tudo o que se refere à inovação de produto, processos e gestão empresarial tem que ser incentivado. Ele lamentou, porém, que hoje, ao invés de focar em melhorias para tornar seu negócio mais competitivo, o empresário "conviva com essa angústia permanente de ser assaltado com a ampliação de impostos". "Temos que dividir nossos esforços entre a sobreviência e a busca por oportunidades. Deveríamos focar no desenvolvimento, mas parte de nossa atenção tem que estar voltada a um sistema econômico que, de maneira alguma, estimula o processo produtivo", desabafou. A diretora-secretária da ACI, Gabriela Kirst, resumiu que somente por meio da inovação as micro e pequenas empresas conseguirão sobreviver. FONTE: Gazeta do Sul ? RS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico