Lideranças de movimentos e organizações sociais da agricultura familiar dos países do Mercosul estão reunidas em Posadas, na Argentina, para participar da XXI Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF). As atividades começaram nesta terça-feira (24) e se encerram no próximo sábado.
Como consta na programação, estão previstas para hoje reunião dos movimentos e organizações sociais da agricultura familiar do Mercosul, outra da delegação brasileira e mais uma com os coordenadores nacionais. Um dos temas dessa última reunião será a proposta de recomendação sobre o Selo da Agricultura Familiar do Mercosul, demanda bastante esperada pelo movimento sindical do campo coordenado pela CONTAG. Na noite desta terça-feira haverá a inauguração da Mostra de Fotografia “Misiones, Jóven y Campesina”.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas, e a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, representam a CONTAG na XXI REAF. O movimento sindical do campo também está sendo representado por dois dirigentes de Federações filiadas à Confederação.
A realização da XXI REAF marca o décimo aniversário deste importante espaço de trabalho multilateral para o fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares da região, além de coincidir com a celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI). A Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) é uma iniciativa política dos governos do Mercosul, integrado pelas Seções Nacionais da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi