Os representantes do Fórum de Organizações do Campo, entre elas a Fetape, e do Incra Nacional se reúnem, na tarde desta terça-feira (27), para iniciar a desapropriação da Usina Salgado. Durante o encontro, espera-se que uma comissão seja formada para vistoriar a usina.
Esta é a primeira vez que se trata da desapropriação de uma usina em pleno funcionamento. Neste caso, considera-se não apenas sua produtividade, mas também o descumprimento de leis ambientais, sociais e trabalhistas. A Usina Salgado é conhecida por agredir o meio ambiente, não preservar a mata ciliar e aplicar, desordenadamente, agrotóxicos. Além disso, não cumpre sua função social e tem uma imensa dívida trabalhista e com o Poder Público.
A reunião é a continuidade de uma série de ações estratégicas dos movimentos sociais, que ocuparam a Usina Salgado em protesto ao modelo de expansão da cana-de-açúcar para produção de agrocombustível e contra a morosidade da Reforma Agrária em Pernambuco.
Informações:Aristides Santos (presidente da Fetape) - (81) 92261874Abelardo Siqueira (superintendente do Incra/PE) - (81) 88839077