Os atuais elevados preços do trigo no mercado internacional e o risco de escassez do produto para importação nos próximos meses deverão ampliar significativamente a demanda de moinhos e indústrias de panificação do país por amido de mandioca, segundo representantes deste segmento.
De acordo com informações publicadas na semana passada pela Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), o agravamento da situação do abastecimento doméstico de trigo poderá fazer com que o consumo de amido de mandioca supere a marca alcançada em 2002. Naquele ano, os custos do trigo subiram sobretudo por conta da desvalorização do real em relação ao dólar e as vendas internas de amido de mandioca chegaram a atingir 250 mil toneladas em apenas quatro meses.
Conforme a Abam, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados (que abriga representantes das áreas pública e privada) acredita que a situação do trigo - cujas importações tiveram forte aumento no primeiro bimestre - deverá se agravar a partir de maio, já que os estoques globais do cereal são os menores em 40 anos. E a própria câmara lembra que segue em tramitação no Congresso o projeto de lei torna compulsória a adição de derivados de mandioca à farinha de trigo. Aprovado na Câmara, o projeto está parado no Senado. FONTE: Valor Econômico ? SP