GloboNews TV
RIO - Índios da tribo Cinta Larga mantêm quatro pessoas reféns na reserva Roosevelt, perto do município de Espigão do Oeste, no Sul de Rondônia. O representante da ONU David Martins, o procurador federal em Rondônia Reginaldo Trindade, e dois funcionários da Funai estão mantidos presos pelo indígenas. O grupo teria ido até a aldeia a convite dos próprios índios para uma reunião, mas foram impedidos de sair.
Eles exigem a presença do presidente da Funai e do ministro da Justiça, Tarso Genro, para negociar. A assessoria do presidente da Funai informou que ele deve ir à região. Os índios exigem mudanças na fiscalização da Polícia Federal, que mantém bases nas principais entradas da reserva, melhorias nos atendimento prestados pela Funai e também nas áreas de educação e saúde, e a criação de alternativas econômicas. A Polícia Federal montou um gabinete de gestão de crise e aguarda representantes da Funai e procuradoria da República para iniciar as negociações.
A reserva Roosevelt é uma região de difícil acesso e tem sido palco de confronto entre índios e garimpeiros por causa do garimpo ilegal de diamantes. Em 2004, 29 garimpeiros foram mortos. FONTE: Globo Online ? RJ