Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INCRA DENUNCIA SÉRIE DE INCÊNDI
Incra denuncia série de incêndios criminosos em assentamento de Iaras
WhatsApp

23 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
incra denuncia série de incêndi

Iaras - A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Paulo, divulgou nota à imprensa em que denuncia o que considera uma série de incêndios criminosos ocorridos desde o início deste ano no horto Santa Bárbara II, em Iaras. Segundo o órgão, os incêndios vêm ocorrendo justamente no momento em que o patrimônio público, ocupado irregularmente, é retomado pela União e destinado ao assentamento de trabalhadores rurais sem-terra.

O horto faz parte da fazenda Capivara, área que compõe o Núcleo Colonial Monção, um conjunto de imóveis rurais adquiridos pelo governo federal entre 1908 e 1933, com o objetivo de instalar um núcleo de colonização com imigrantes de várias nacionalidades. Na época, foram reunidos 40 mil hectares por meio de compra de propriedades particulares e pelo recebimento de dívidas fiscais, abrangendo parte dos municípios de Agudos, Lençóis Paulista, Borebi, Iaras e Águas de Santa Bárbara.

Fracassada a experiência, as terras foram ocupadas indevidamente por particulares e assim permaneceram por décadas. Nos últimos anos, o Incra se empenhou em recuperar essas áreas e destiná-las à reforma agrária. No caso da fazenda Capivara, de aproximadamente 8 mil hectares, o órgão federal já havia obtido a tutela antecipada de 30% do imóvel em 1999, onde foi instalado o assentamento Zumbi dos Palmares, beneficiando 54 famílias de trabalhadores rurais. Em abril deste ano, a Justiça Federal concedeu decisão favorável ao Incra, que recebeu a posse da totalidade da fazenda no dia 4 de maio.

De acordo com a nota à imprensa divulgada pelo Incra, as terras da fazenda vinham sendo utilizadas para plantio de reflorestamento com pinus. Essas florestas, consideradas benfeitorias, foram incorporadas ao patrimônio público a partir do momento em que o Incra obteve a posse do imóvel. Segundo o Incra, os primeiros incêndios ocorreram em janeiro deste ano, pouco antes, portanto, da decisão judicial favorável ao Incra. Foram consumidos pelo fogo, na época, aproximadamente 100 hectares.

Entre os dias 5 e 8 de maio deste ano, logo após a concessão da posse da terra ao Incra, ocorreu outro incêndio, atingindo 85 hectares. Na ocasião, a Polícia Federal (PF) foi acionada e abriu inquérito para apurar a autoria dos atentados. Também foram adotadas medidas preventivas, como a contratação de uma equipe de vigilância.

Apesar das precauções tomadas, um novo incêndio ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro, consumindo mais de 320 hectares de pinus, incluindo 20 hectares de pinus bahamensis. "Além do atentado ao patrimônio público, a ação criminosa no horto prejudica os projetos para o assentamento, que incluem a exploração econômica da floresta de pinus", diz a nota.

Atualmente existem 200 famílias de trabalhadores rurais sem-terra no local discutindo com o Incra um projeto de desenvolvimento. "E é certamente isso que motiva os ataques. A terra que beneficiava alguns poucos está se transformando em fonte de vida para centenas de trabalhadores", alerta em nota o Incra.

Iaras está sob a circunscrição da Delegacia de Policia Federal de Marília. A reportagem do JC entrou em contato com o órgão, para saber como estão as investigações sobre os supostos incêndios criminosos, mas não encontrou ninguém que pudesse falar sobre o assunto. FONTE: Jornal da Cidade de Bauru ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico