Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4º FESTIVAL DA JUVENTUDE
Incentivo da família e dedicação ao trabalho garantem sucessão rural no Rio Grande do Sul
WhatsApp

11 de Outubro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
4º festival da juventude

Difícil dizer o que é mais bonito, se é a vista do município de Alto Feliz (RS), se é a produção de frutas ou se é a relação da família Freiberger Andrioli. Avós, pais, tios, primos e irmãos, todos(as) trabalham juntos cultivando mudas de videiras, bergamotas (que você pode conhecer por mexericas), caquis chocolate e oito variedades de uvas – seis variedades de uvas de mesa e duas variedades de uvas americanas – na Frutícola e Viveiro de Mudas Freiberger & Andrioli, propriedade de 37 hectares que fica a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.



Foto: Débora Zimmer

Ao conceder a entrevista para essa matéria, o jovem Miguel Andrioli, de 22 anos, era só sorrisos. Para ele, a agricultura familiar significa qualidade de vida, segurança e realização. Aos 14 anos, ele saiu de casa para o seminário, com a intenção de ser padre. Mas aos 18 retornou para casa e se deu conta de todo o potencial do trabalho na terra.

“O apoio e incentivo dos meus pais também foram fundamentais. Eles disseram que não obrigariam ninguém a ficar no campo, mas passaram o exemplo do trabalho deles, que já estão há 25 anos na propriedade, e dos meus avós, que estão há mais de 30. Depois que saí do seminário passei um período me sentindo um pouco deslocado, mas com o passar do tempo e de lidar com as coisas práticas, vi a fatura no final da produção e comecei a ver o valor do nosso trabalho”, conta o rapaz, que teve uma experiência de trabalho em uma vinícola próxima e viu que era mais vantajoso trabalhar com a família. “A renda é melhor e nós fazemos nosso próprio horário”, explicou.





A produção de frutas é vendida na Ceasa em Caxias do Sul, e as uvas são vendidas diretamente aos clientes, que visitam a propriedade e colhem seus próprios cachos, numa espécie de turismo rural. Miguel trabalha com o irmão mais velho, Joel, que tem 24 anos e cursa Agronomia, e com o primo, Jailson, de 22 anos. Até a caçula Betina, de 12 anos, contribui nas horas vagas, ajudando a recepcionar os clientes que visitam o local. O rapaz explica que uma das principais razões para a permanência dos jovens na propriedade é que suas ideias e contribuições são ouvidas e consideradas pelos mais velhos. “E claro que aprendemos muito com eles também”, afirma ele.

O sucesso da colheita de uvas pelos visitantes pode ser atribuído ao infalível “boca-a-boca” e também à divulgação do trabalho em jornais locais e nas redes sociais. A Frutícola e Viveiro de Mudas Freiberger & Andrioli tem uma página no facebook administrada por Miguel, que coloca informações interessantes e muitas fotos do local. “Mas nossa família ainda é conhecida como viveirista, pela produção de enxertos de videiras. Produzimos de 35 a 50 mil enxertos de parreira por ano, que são vendidas aos produtores aqui na propriedade”, aponta o rapaz.





Atuação no movimento sindical

Miguel conheceu o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais por meio do tio, Jair Fernando Freiberger, que é presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Feliz – com extensão de base em Alto Feliz, Vale Real e Linha Nova. Em 2017, depois de ouvir a secretária de Jovens da FETAG-RS, Diana Hanz, afirmar que era preciso fortalecer a participação juventude na luta sindical, Jair convocou o sobrinho para as atividades do sindicato, e Miguel gostou do que encontrou. Atualmente, o rapaz é coordenador de Jovens da regional do Vale do Caí e faz parte da Comissão Estadual de Jovens da FETAG-RS.

“Colaboramos com a Diana e estamos fortalecendo o trabalho de base, reforçando a importância dos e das jovens terem conhecimento. Por isso estamos começando a trabalhar com o Programa Jovem Saber. Além disso, eu estou no 4º módulo do curso da Enfoc e isso foi fundamental para eu ficar com mais vontade de aprender e de incentivar o conhecimento”.

Sobre o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, Miguel afirma estar entusiasmado. “Vamos organizar a juventude do Rio Grande do Sul porque sabemos que os direitos não são dados, são conquistados. Vejo como uma pauta importante o fortalecimento das políticas públicas para a permanência dos(as) jovens no campo, porque sei que há muitas dificuldades”.



Como mensagem para toda a juventude rural brasileira, Miguel afirma: “Não precisa ter medo de agir. Acreditem na capacidade de vocês. Não acreditem nos rótulos que costumam colocar na juventude, de que somos inexperientes e não sabemos das coisas. Nós somos capazes, sim”.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico