Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INCÊNDIO DESTROE FÁBRICA DE CAS
Incêndio destroe fábrica de castanhas do Grupo Europa
WhatsApp

19 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
incêndio destroe fábrica de cas

Apesar da situação está sob controle, o , Corpo de Bombeiros deixou no local duas brigadas de incêndio para fazer o rescaldo e evitar que algum foco se alastrasse para o matagal vizinho . A preocupação dos Bombeiros é que tinha muito material inflamável no local.

O efetivo do Corpo de Bombeiros foi mobilizado para controlar o incêndio e até os bombeiros que estavam de folga foram convocados para ajudar na operação que teve início na tarde de sábado. O empresário Manoel Arrey abriu a fábrica de castanhas do Grupo Europa em 1996. A fábrica tem cerca de 20 mil metros quadrados construídos e 400 funcionários. Segundo dados da indústria, são exportadas 17 toneladas de castanha de caju por ano para Europa, Estados Unidos e Canadá.

Só em um dos galpões atingido pelas chamas havia cerca de quatro mil quilos de castanha e os prejuízos ainda estão sendo levantados pela empresa, mas já se fala em cerca de R$ 7 milhões.

A baixa umidade, as altas temperaturas e a falta de chuvas há vários meses tem ocasionado focos de incêndio em vários pontos do Estado. Já houve incêndios de grandes proporções no cerrado, no parque Zoobotânico, em lojas no centro comercial de Teresina, em vilas, na indústria de castanhas e assentamentos rurais, como um registrado ontem em União que provocou muita distruição.

O Corpo de Bombeiros está de sobreaviso e tem se desdobrado para atender todas as solicitações, sem efetivo, sem equipamento e com uma grande quantidade de ocorrências. O vento ainda contribui para espalhar o fogo e aumentar o perigo de incêndios. O problema é que a corporação não tem quartéis no interior e nem equipamento para fazer salvamentos em prédios, no caso de incêndios.

Os Bombeiros têm conseguido realizar um bom trabalho, mas devido a persuasão do efetivo, da qualidade dos homens que integram a corporação. Mas faltam equipamentos e efetivo para fazer jus ao número de ocorrências neste período. Até hoje, com a cidade verticalizada, não tem uma escada Magyrus para fazer salvamentos e ajudar a combater incêndios em prédios da capital.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, o número de incêndios dobrou com relação ao mesmo período do ano passado, sendo que aumentou de 118 para 217 o número de focos de incêndio no Estado.

Os Bombeiros atendem cerca de dez chamados por dia. Num levantamento feito pelo major João Costa, foram registrados 196 focos de incêndio em terreno baldio e 21 em matagal no mês de setembro. No mesmo período foram registrados 14 incêndios em residências, dez em comércios, quatro em veículos, um em indústria e um por gás butano.

O Assentamento Aroeira, em União, recebeu cestas de alimentos da Secretaria de Defesa Civil há pouco tempo. O fogo de origem desconhecida destruiu as casas de mais de 50 famílias. Segundo informações do diretor da Fetag-PI (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí), Anfrísio Moura, as famílias perderam todos os pertences e ainda os alimentos.

A Fetag está fazendo um levantamento para avaliar perdas e tomar providencias no sentido de ajudar as famílias que ficaram desabrigadas. Todas eram famílias carentes de trabalhadores rurais e moravam em casas de taipa cobertas com palha.

Diário do Povo-PI FONTE: TV Canal 13



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico