Sites de notícia do mundo inteiro deram destaque à posse do presidente Lula, nesta segunda-feira. A BBC ressaltou os trechos do discurso de Lula nos quais ele assumiu um compromisso com a redução da pobreza e com a educação, para reduzir os índices de violência urbana - a reportagem lembrava os ataques recentes ao Rio.
O texto citou também a grande popularidade do presidente e a avaliação positiva de seu governo, apesar dos escândalos de corrupção que atingiram a segunda metade do mandato. O sucesso dos programas sociais de Lula também mereceu espaço na reportagem.
O espanhol El Pais.com pôs as fotos da posse em sua página principal. No texto, o jornal dizia que, apesar da ausência de líderes estrangeiros, a cerimônia teve a participação de milhares de militantes. A reafirmação do compromisso com a diminuição da miséria também aparece na reportagem.
O desafio de "acelerar o crescimento e a inclusão" foi o trecho do discurso de posse destacado pelo argentino La Nacion.com. A identificação de Lula com os mais pobres, presente nas palavras do próprio presidente, também foi lembrada pelo site.
A reportagem da versão digital do New York Times ressaltou da mesma forma o compromisso de Lula com o crescimento e chamou atenção para aspectos econômicos do primeiro mandato. A história do presidente - "filho de um trabalhador rural pobre" e "primeiro líder de esquerda eleito presidente do Brasil" - mereceu algumas linhas. Lula foi descrito ainda como tendo uma "relação cordial com o presidente Bush" e "visto por Washington como uma influência moderada no continente". FONTE: O Globo On Line