Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Importância da juventude para o movimento sindical e sucessão rural é discutida em encontro em São Paulo
WhatsApp

07 de Julho de 2017


Gleice Bernardini
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural



Foto: Léia Oliveira

Enquanto muitos jovens saem do campo para a cidade, outros fazem o movimento contrário. O casal de namorados Matheus Roberto de Oliveira e Sabrina Burgos Anacleto, ambos com 19 anos, de Itatinga/SP, optou por essa mudança de vida e trabalho. Em busca de qualidade de vida, os dois resolveram morar no campo, produzir alimentos e já estão comercializando a produção e fazendo a transição para a agroecologia.

“A nossa transição da cidade para o sítio é resultado da nossa vontade de estarmos juntos, de trabalharmos juntos, de união com a família no campo, pensando no bem-estar. No futuro, queremos criar os nossos filhos com maior liberdade e com alimentação saudável. A qualidade de vida no campo é muito maior do que na cidade”, acredita a jovem Sabrina.

Apesar de já estarem produzindo e com vontade de produzir alimentos orgânicos, o seu companheiro Matheus explica que enfrentam desafios para se consolidarem como agricultores(as) familiares. “Uma das dificuldades é a falta de apoio no município, pois algumas políticas públicas não chegam até a gente. Conseguir a certificação de produto orgânico é outro desafio, principalmente por conta do excesso de burocracia”, aponta o jovem trabalhador rural.

Essa e outras experiências estão sendo apresentadas no Encontro Estadual de Formação de Jovens Rurais, nos dias 5 a 7 de julho, em São Paulo. A atividade é realizada pela FETAESP e conta com o apoio e participação da CONTAG.

Com um grupo de quase 50 jovens de vários municípios do estado de São Paulo, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, e a assessoria da CONTAG estão contribuindo com os debates, esclarecendo a juventude sobre o atual cenário político e econômico, sobre os impactos das reformas na vida dos(as) jovens rurais e sobre a qualidade da educação do campo e para o campo. Outro ponto foi o fortalecimento do diálogo com a juventude sobre o papel dela dentro do movimento sindical, no acesso às políticas públicas e a sua importância para a sucessão rural. Um dos principais momentos do encontro será a criação da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Paulo.

A coordenadora de Jovens da FETAESP, Carolina Barboza, está com grandes expectativas quanto ao resultado do encontro e com o trabalho em conjunto com a Comissão que será criada. “Esse é o meu primeiro evento com a juventude rural do estado e está sendo muito importante para mim e para os(as) jovens. Um dos pontos principais será o momento da criação da Comissão Estadual de Jovens, que vai trabalhar junto comigo, ajudar na divulgação do nosso trabalho e de lutar pela permanência dos(as) jovens na agricultura familiar”, destaca Carolina.

O encontro também está sendo bem avaliado pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto. “O evento está sendo espetacular, os(as) jovens do estado de São Paulo têm grande potencial e estão adorando o encontro porque é algo novo para eles(as). Trouxemos conteúdos e esclarecimentos sobre o que é o movimento sindical, trazendo a importância deles(as) estarem nesses espaços e falando também da importância de implementar a cota de, no mínimo, 20% de jovens dentro das instâncias do MSTTR, inclusive nos sindicatos, aonde podem buscar as políticas públicas e ajudar neste debate”, ressalta a dirigente da CONTAG.



Foto: Gleice Bernardini

E não são só as dirigentes que estão gostando do encontro, mas a juventude também. O casal de Itatinga/SP disse que voltarão para casa com novos conhecimentos. “O evento está sendo muito importante para nós, conhecendo várias experiências e obtendo novos conhecimentos”, diz o jovem Matheus. A namorada Sabrina completa: “O encontro nos ensinou que os Sindicatos, as Federações e a CONTAG podem nos ajudar, nos mostrar os caminhos corretos, também no âmbito político”.

Duas experiências interessantes que foram apresentadas são de uma comunidade quilombola da agricultura familiar e outra de uma propriedade de dois irmãos com produção de tomate e pimentão.

Para a secretária de Jovens da CONTAG, esse encontro em São Paulo mostra que a juventude rural está avançando na sua organização e no seu protagonismo no movimento sindical. “A juventude rural brasileira sempre foi e continua protagonista na luta e nas principais conquistas do movimento sindical. Vamos continuar avançando, contribuindo na criação das Comissões Estaduais de Jovens, na implementação da cota e estaremos presentes em todos os processos em que a Secretaria Nacional de Jovens for convocada”, afirma Mônica.



Foto: Gleice Bernardini



Foto: Léia Oliveira

Mais fotos:https://www.facebook.com/pg/fetaesp/photos/?tab=album&album_id=1387055521377940

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico