Nos dias 29 e 30 de novembro, acontece, na sede da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins, o II Seminário de Ciências e Tecnologias Agropecuárias. Na oportunidade, pesquisadores da UnitinsAgro, produtores e instituições interessadas discutem sobre a temática "Desafios e demandas para a agricultura familiar".
O evento terá seu início na manhã do dia 29, com a abertura oficial seguida pela palestra ministrada pelo Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, Presidente do Conselho Nacional de Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária - CONSEPA, que discorrerá sobre a "Atuação do CONSEPA e OEPA no panorama da Agricultura Familiar".
A programação envolve palestras apresentando resultados de diversas pesquisas na área da agropecuária realizadas durante os últimos doze meses.
A Fundação Universidade do Tocantins - por meio da UnitinsAgro, que tem como missão propiciar soluções competitivas para o desenvolvimento rural e sustentável através do conhecimento e tecnologia agropecuária em benefício da sociedade - busca, em uma iniciativa inovadora, levantar as demandas reais do estado, com intuito de voltar suas pesquisas à realidade da agricultura familiar.
O encerramento será marcado pelo lançamento da segunda etapa do Projeto Sub-bacia São João, realizado pela UnitinsAgro em parceira com o Programa Petrobras Ambiental, e será apresentada palestra do Gerente de Projetos da Petrobras, Dozin Ramos Filho. O projeto Sub-bacia São João, que realiza ações para melhoria do desempenho ambiental desde outubro de 2004, com sua aprovação do projeto no Edital do Programa Petrobras Ambiental, conquistou sua continuidade com investimento de mais dois anos do Petróleo Brasileiro S.A.- PETROBRAS. A equipe e a comunidade estão conscientes de que o primeiro passo foi dado com sucesso, e que a melhoria do desempenho socioambiental se dará a médio e longo prazo com a continuidade das ações do projeto, motivo por que se propõe a segunda etapa do projeto: uso, preservação e conservação dos recursos naturais na Sub-bacia do Ribeirão São João: uma participação comunitária no processo de melhoria do desempenho ambiental.
A iniciativa da Fundação Universidade do Tocantins em realizar o II Seminário de Ciências e Tecnologias Agropecuárias vem estabelecer uma interação entre pesquisadores, extensionistas, produtores e comunidade, levando à colaboração mútua e ao desenvolvimento da agropecuária tocantinense. FONTE: A Notícia ? TO