Os Encontros Regionais da Terceira Idade agora chegaram ao solo mineiro. Durante os dias 22 e 23, a cidade de Montes Claros, no Norte do estado, sedia o evento, com a presença de 25 sindicatos da região e um total de mais de 50 pessoas idosas do campo.
Os temas principais que serão discutidos são os direitos e as políticas públicas voltadas a esse público. Além deles, compõem a pauta de debates a definição do repasse do percentual de recursos para o Fundo da Fetaemg para desenvolver trabalhos para a terceira idade, conforme deliberação do congresso estadual da categoria, e crédito consignado.
Existe a expectativa de criar uma comissão nos STTRs para fiscalizar as ações desenvolvidas com esse público. O secretário nacional da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, informou que o público do encontro é um pouco diferente dos outros convidados nos demais estados, pois estão participando um idoso(a) e um dirigente por sindicato. “Nesse Pólo Sindical tem 73 sindicatos, então ficaria difícil trazer mais pessoas, além de ser mais distante e as chuvas também atrapalharam um pouco”, justificou.
Na manhã desta terça-feira (22), o secretário fez uma palestra sobre a importância da terceira idade e a história de lutas dessas pessoas para o movimento sindical. Já no período da tarde, a assessoria da Secretaria Nacional da Terceira Idade fez uma apresentação sobre o crédito consignado e as políticas públicas direcionadas para a população idosa, como o Estatuto do Idoso, a gratuidade no transporte público, a distribuição de medicamentos, dentre outros. “Sinto que os idosos estão interessados pelo que temos para passar. Por isso, avalio que os encontros regionais são muito importantes para levar informações para todos”, avalia Cassaro.
Já nos dias 24 e 25 de março, acontecerá o Encontro Regional da Terceira Idade no Pólo de Belo Horizonte. Esses eventos são realizados através de parceria entre a Contag e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). FONTE: Agência Contag de Notícias Verônica Tozzi