“Concluímos mais uma etapa iniciada no 10º Congresso Nacional da CONTAG, em 2009, quando foi criada a Secretaria da Terceira Idade”. Foi com esse sentimento de dever cumprido que o secretário Natalino Cassaro encerrou a 1ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais, realizada de 13 a 15 de junho, em Brasília. Na ocasião, foram discutidas e aprovadas propostas para a garantia do envelhecimento saudável e ativo no campo e na floresta.
Os 400 delegados(as) retornaram à base na expectativa de que a presidenta Dilma Rousseff crie em breve a Secretaria da Terceira Idade no âmbito do governo federal. “Já somos mais de 21 milhões de idosos no país e até a presidenta Dilma e a maioria dos ministros estão nesta faixa etária. Está mais do que na hora de ter uma instância para cuidar especificamente dos interesses desse público”, defende. Segundo dados da Previdência Social de 2012, dos 29 milhões de benefícios concedidos, 8,5 milhões estão no campo. Mesmo assim, 34% dos idosos rurais ainda não conseguiram se aposentar e boa parte dessas pessoas vivem com renda inferior a meio salário-mínimo.
Sobre empréstimo consignado, a CONTAG é contrária à forma como vem sendo trabalhado. “A cada negociação do Grito da Terra cobramos uma solução, mas as medidas anunciadas são muito tímidas. Muitos idosos estão endividados, deprimidos e sofrendo violência psicológica, emocional e financeira”, informa Cassaro.
15 de Junho – Durante a plenária ocorreu o ato do Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural, que destacou a importância do respeito aos mais velhos e de praticar o Estatuto do Idoso. Convidados que prestigiaram a plenária: ex-presidentes da CONTAG José Francisco e Francisco Urbano, representantes da Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Educação, INSS, Banco Central, Associação Brasileira de Bancos, Federação Iberoamericana de Associações de Pessoas Adultas Maiores, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, CTB, CUT e Portal da 3ª Idade. FONTE: Imprensa CONTAG