A Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais do Acre foi iniciada nesta terça-feira (17 de abril), no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETACRE), em Rio Branco. O evento reúne cerca de 80 pessoas idosas e o encerramento será no dia 18.
Na manhã do primeiro dia aconteceu a abertura política com a participação do presidente da FETACRE, Manoel Comaru, do secretário nacional da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, da presidente da CUT-AC, Rosana Sousa do Nascimento, do presidente da CTB-AC, José Chaves, além do diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Acre (Senar-AC), Jefferson Cogo, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Ismael Cunha Neto, e do militante das causas sociais no estado, Abrahim Farhat.
Em seguida, Farhat fez uma análise de conjuntura sobre os desafios e perspectivas do processo do envelhecimento populacional brasileiro, onde os idosos e idosas puderam aprender e trocar experiências. Já no período da tarde, foram formados grupos para estudar e discutir as questões presentes no documento base.
Para a quarta-feira, 18 de abril, está prevista a apresentação das propostas das pessoas idosas acreanas e a eleição de cinco delegados(as) de base que representarão o estado na Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais, de 13 a 15 de junho de 2012, em Brasília.
Cassaro comemora a realização das 27 plenárias estaduais desde setembro de 2011, reunindo um total de 3.200 idosos e idosas rurais, que participaram ativamente do processo de construção da plenária nacional a partir do estudo, dos debates e proposições que serão incorporadas ao documento base. "Não medimos esforços para que todos os 27 estados brasileiros realizassem as plenárias, possibilitando a participação efetiva das pessoas da terceira idade e idosos rurais", avalia. O secretário completa ainda dizendo que as proposições trazidas enriquecerão o debate e fortalecerão a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em defesa do envelhecimento ativo e saudável. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi