A Secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosicleia dos Santos, reuniu nesta terça-feira com Dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA) para tratar da proposta apresentada por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) à Contag, relativa à criação de Unidades de Conservação da Natureza (UC) do grupo de proteção integral na região do Boqueirão da Onça.
A proposta do ICMBio é criar duas UC, um Parque Nacional e um Monumento Natural, com área total em torno de 900.000ha. “Estamos preocupados com os mais de 50 povoados e os 15 Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária que serão atingidos por tal medida”, disse a Secretária de Meio Ambiente.
Em conjunto com a Fetag-BA e com a participação de dirigente do ICMBio a Contag irá realizar no dia 14 de junho deste ano, na cidade de Juazeiro-BA, uma Reunião de Consulta aos representantes dos Sindicatos dos quatro municípios que serão atingidos, lideranças locais e outros representantes das comunidades locais com o objetivo de analisar a proposta e formalizar o encaminhamento da posição do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ao Ministério do Meio Ambiente e ao ICMBio.
“Esperamos não ter nenhum conflito nesses encaminhamentos relativos à criação dessas UC. A posição declarada pela Ministra do MMA, Izabella Teixeira, e pelo Presidente do ICMBio Rômulo Mello à Contag é de que os perímetros delimitados na criação de Unidades Conservação da Natureza do grupo de proteção integral não atingiriam mais as comunidades locais”, concluiu Rosicleia dos Santos.
FONTE: Assessoria da Secretaria de Meio Ambiente da Contag